6UmavezqueJoséeragovernador do Egito e o encarregado de vendercereais a todos, foi a elequeseusirmãos se dirigiram. Quandochegaram, curvaram-se diantedelecom o rosto no chão.
7Joséreconheceu os irmãos de imediato, masfingiunãosaberquemeram e lhesperguntoucomaspereza: “De ondevocêsvêm?”. “Da terra de Canaã”, responderameles. “Viemoscomprarmantimentos.”
13Elesdisseram: “Senhor, na verdade, nós, seusservos, éramosdozeirmãos, todosfilhos de um homemquevive na terra de Canaã. Nossoirmãomaisnovoestá em casacom o pai, e um de nossosirmãos já nãoestáconosco.”
16 Um de vocêsdevebuscá-lo. Os outrosficarãopresosaqui. Entãoveremos se suahistória é verdadeira ou não. Pelavida do faraó, se nãotiverem um irmãomaisnovo, sabereicomcertezaquesãoespiões”.
25 Em seguida, Joséordenouqueseusservosenchessem de cereais os sacosque os irmãoshaviamtrazido e, em segredo, devolvessem o pagamento, colocando o dinheiro na boca de cadasaco. Tambémmandouquelhesdessemmantimentospara a viagem, e assimfizeram.
28 “Vejam só!”, exclamouparaseusirmãos. “Devolverammeudinheiro; estáaqui no saco!” O coraçãodelesdesfaleceu e, tremendo, disseramunsaosoutros: “O queDeusfezconosco?”.
30Disseram: “O homemquegoverna o paísfalouconoscoasperamente e nosacusou de sermosespiões em suaterra,31masnóslhegarantimos: ‘Somoshomenshonestos, e nãoespiões.
33 “Então o homemquegoverna o paísdisse: ‘Sabereicomcerteza se vocêssãohomenshonestos da seguinteforma: deixem um de seusirmãoscomigo e voltemparacasalevandocereaisparaseusparentesqueestãopassandofome.
34Tragam-me, porém, seuirmãomaisnovo e sabereiquesãohomenshonestos, e nãoespiões. Então eu lhesdevolvereiseuirmão, e vocêspoderãonegociarlivrementenestaterra’”.
35 Ao esvaziarem os sacos, viramquedentro de cada um haviaumabolsacom o dinheiro do pagamentopeloscereais. Os irmãos e o paificaramapavoradosquandoviram as bolsas de dinheiro.
38Jacó, porém, respondeu: “Meufilhonãodescerácomvocês. SeuirmãoJosémorreu, e Benjamim é tudoque me resta. Se algumacoisaacontecessecomele na viagem, vocês me mandariamvelho e infelizpara a sepultura”.
Nenhum comentário ainda.