4 Se queresenviarconosco o nossoirmão, desceremos e te compraremosalimento;5mas se nãoqueresenviá-lo, nãodesceremos, porquanto o homemnosdisse: Nãovereis a minhaface, se vossoirmãonãoestiverconvosco.
7Responderameles: O homemperguntouparticularmentepornós, e pelanossaparentela, dizendo: viveaindavossopai? tendesmais um irmão? e respondemos-lhesegundo o teordestaspalavras. Podíamosacasosaberqueelediria: Trazeivossoirmão?
8EntãodisseJudá a Israel, seupai: Envia o mancebocomigo, e levantar-nos-emos e iremos, paraquevivamos e nãomorramos, nemnós, nem tu, nemnossosfilhinhos.
11Entãodisse-lhesIsraelseupai: Se é sim, fazeiisto: tomai os melhoresprodutos da terranasvossasvasilhas, e levai ao homem um presente: um pouco de bálsamo e um pouco de mel, tragacanto e mirra, nozes de fístico e amêndoas;12levai em vossasmãosdinheiro em dobro; e o dinheiroquefoidevolvido na bocadosvossossacos, tornai a levá-lo em vossasmãos; bempodeserquefosseengano.
13Levaitambémvossoirmão; levantai-vos e voltai ao homem;14 e DeusTodo-Poderosovos dê misericórdiadiante do homem, paraqueeledeixevirconvoscovossooutroirmão, e Benjamim; e eu, se fordesfilhado, desfilhadoficarei.
15Tomaram, pois, os homensaquelepresente, e dinheiro em dobronasmãos, e a Benjamim; e, levantando-se desceram ao Egito e apresentaram-se diante de José.
18Então os homenstiverammedo, porteremsidolevados à casa de José; e diziam: porcausa do dinheiroque da outravezfoidevolvidonosnossossacosquesomostrazidosaqui, paranoscriminar e cairsobrenós, paraquenostomeporservos, tanto a nóscomo a nossosjumentos.
19Porissoeles se chegaram ao despenseiro da casa de José, e falaramcomele à porta da casa,20 e disseram: Ai! senhormeu, na verdadedescemosdantes a comprarmantimento;21 e quandochegamos à estalagem, abrimos os nossossacos, e eisque o dinheiro de cada um estava na boca do seusaco, nossodinheiroporseupeso; e tornamos a trazê-lo em nossasmãos;22tambémtrouxemosoutrodinheiro em nossasmãos, paracomprarmantimento; nãosabemosquemtenhaposto o dinheiro em nossossacos.
23Respondeuele: Pazsejaconvosco, nãotemais; o vossoDeus, e o Deus de vossopai, deu-vos um tesouronosvossossacos; o vossodinheirochegou-me às mãos. E trouxe-lhesforaSimeão.
29Levantando os olhos, Joséviu a Benjamim, seuirmão, filho de suamãe, e perguntou: É este o vossoirmãomaisnovo de quem me falastes? E disse: Deussejabenévoloparacontigo, meufilho.
32Serviram-lhe, pois, a ele à parte, e a elestambém à parte, e à parteaosegípciosquecomiamcomele; porque os egípciosnãopodiamcomercom os hebreus, porquanto é issoabominaçãoaosegípcios.
34Entãoelelhesapresentou as porçõesqueestavamdiantedele; mas a porção de Benjamimeracincovezesmaior do que a de qualquerdeles. E elesbeberam, e se regalaramcomele.
Nenhum comentário ainda.