1Joséfoiver o faraó e lhedisse: “Meuspais e meusirmãoschegaram da terra de Canaã. Trouxeramseusrebanhos, seugado e todos os seusbens, e agoraestão na região de Gósen”.
4Viemosmorar no Egitoporalgumtempo, poisnão há pastagemparanossosrebanhos em Canaã. A fome é terrívelnaquelaregião. Porisso, pedimossuapermissãoparamorar na região de Gósen”.
5Então o faraódisse a José: “Agoraqueseupai e seusirmãosestãocomvocê,6escolhaqualquerlugar em todo o Egitoparamorarem. Dê-lhes a melhorterra do Egito. Quevivam na região de Gósen. Se vocêdescobrirentreeleshomenscapazes, coloque-os paracuidar de meusrebanhos”.
15Quandoacabou o dinheiro do povo do Egito e de Canaã, todos os egípciosforamimplorar a José: “Nãotemosmaisdinheiro! Mas, porfavor, dê-nosalimento, ou morreremos de fomediantedosseusolhos!”.
17Entãoelesentregaramseusanimais a José em troca de alimento. Josélhesforneceumantimentosparamais um ano em troca de seuscavalos, rebanhos de ovelhas, bois e jumentos.
18Masaqueleanochegou ao fim e, no anoseguinte, o povovoltou a José, dizendo: “Nãopodemosesconder a verdade. Nossodinheiroacabou, e nossosrebanhos e gadolhepertencem. Nãonosrestacoisaalgumaparaofereceralém de nossocorpo e nossasterras.
19Porquemorreríamos de fomediantedosseusolhos? Comprenossasterras em troca de mantimento; oferecemosnossaspropriedades e a nósmesmoscomoservos do faraó. Dê-noscereaisparaquevivamos e nãomorramos, e paraque a terranãofiquevazia e desolada”.
20Assim, Josécomproutoda a terra do Egitopara o faraó. Todos os egípciosvenderamseuscampos, pois a fomeeraterrível, e em poucotempotodas as terraspassaram a serpropriedade do faraó.
24Quandovocês os ceifarem, um quinto da colheitaserá do faraó. Fiquemcom os outrosquatroquintos e usemcomoalimentoparavocês, para os membros de suacasa e parasuascrianças”.
26EntãoJosémandoupublicar um decretoquevaleatéhoje na terra do Egito, segundo o qual um quinto de todas as colheitaspertence ao faraó. Apenas as terrasdossacerdotesnãoforamentregues ao faraó.
27Enquantoisso, o povo de Israel se estabeleceu na região de Gósen, no Egito. Ali, adquirirampropriedades e tiverammuitosfilhos, e suapopulaçãocresceurapidamente.
29Quando se aproximava a hora de suamorte, JacóchamouseufilhoJosé e lhedisse: “Peçoque me faça um favor. Coloquesuamãodebaixo da minhacoxa e jurequemostrarásuabondade e lealdade a mimatendendo a esteúltimodesejo: não me sepulte no Egito.
Nenhum comentário ainda.