1 E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grandehomemdiante do seusenhor, e de muitorespeito; porqueporele o SENHORderalivramentoaossírios; e eraestehomemheróivaloroso, porémleproso.
5Entãodisse o rei da Síria: Vai, anda, e enviareiumacarta ao rei de Israel. E foi, e tomou na suamãodeztalentos de prata, seismilsiclos de ouro e dezmudas de roupas.
7 E sucedeuque, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suasvestes, e disse: Sou eu Deus, paramatar e paravivificar, paraqueesteenvie a mim um homem, paraque eu o cure da sualepra? Peloquedeverasnotai, peço-vos, e vedequebuscaocasiãocontramim.
8Sucedeu, porém, que, ouvindoEliseu, homem de Deus, que o rei de Israelrasgara as suasvestes, mandoudizer ao rei: Porquerasgaste as tuasvestes? Deixa-o vir a mim, e saberáque há profeta em Israel.
11Porém, Naamãmuito se indignou, e se foi, dizendo: Eisque eu diziacomigo: Certamenteelesairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHORseuDeus, e passará a suamãosobre o lugar, e restaurará o leproso.
12NãosãoporventuraAbana e Farpar, rios de Damasco, melhores do quetodas as águas de Israel? Não me poderia eu lavarneles, e ficarpurificado? E voltou-se, e se foicomindignação.
13Entãochegaram-se a ele os seusservos, e lhefalaram, e disseram: Meupai, se o profeta te dissessealgumagrandecoisa, porventuranão a farias? Quantomais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficaráspurificado.
14Entãodesceu, e mergulhou no Jordãosetevezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a suacarnetornou-se como a carne de um menino, e ficoupurificado.
15Entãovoltou ao homem de Deus, ele e toda a suacomitiva, e chegando, pôs-se diantedele, e disse: Eisqueagoraseique em toda a terranão há Deussenão em Israel; agora, pois, peço-te queaceitesumabênção do teuservo.
17 E disseNaamã: Se nãoqueres, dê-se a esteteuservoumacarga de terraquebasteparacarregarduasmulas; porquenuncamaisofereceráesteteuservoholocaustonemsacrifício a outrosdeuses, senão ao SENHOR.
18Nistoperdoe o SENHOR a teuservo; quandomeusenhorentrar na casa de Rimomparaaliadorar, e ele se encostar na minhamão, e eu tambémtenha de me encurvar na casa de Rimom; quandoassim me encurvar na casa de Rimom, nistoperdoe o SENHOR a teuservo.
20EntãoGeazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eisquemeusenhorpoupou a estesírioNaamã, nãorecebendo da suamãoalgumacoisa do quetrazia; porém, vive o SENHORquehei de correratrásdele, e receberdelealgumacoisa.
22 E eledisse: Tudovaibem; meusenhor me mandoudizer: Eisqueagoramesmovieram a mimdoisjovensdosfilhosdosprofetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duasmudas de roupas.
23 E disseNaamã: Sê servidotomardoistalentos. E instoucomele, e amarroudoistalentos de prata em doissacos, comduasmudas de roupas; e pô-lossobredoisdosseusservos, os quais os levaramdiantedele.
26Porémelelhedisse: Porventuranãofoicontigo o meucoração, quandoaquelehomemvoltou do seucarro a encontrar-te? Era a ocasiãoparareceberesprata, e paratomaresroupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Nenhum comentário ainda.