1Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era um homemimportante e muitorespeitadodiante de seusenhor, porque o SENHORhavialivrado os síriosporintermédiodele. Era um guerreirovalente, porémleproso.
5 O rei da Síriarespondeu: Vaidepressacomestacarta ao rei de Israel. Elefoi e levouconsigodeztalentos de prata, seismilsiclos de ouro e dezpeças de roupasfinas.
7Quando o rei de Israelleu a carta, rasgousuasroupas e disse: PoracasosouDeus, quepodematar ou darvida, paraqueele me envie um homem a fim de que eu o cure da lepra? Vedecomobusca um pretextopara me atacar.
8QuandoEliseu, o homem de Deus, ouviuque o rei de Israelhaviarasgado as roupas, mandoudizer ao rei: Porquerasgaste as roupas? Envia-o a mim e saberásque há profeta em Israel.
11PorémNaamãretirou-se indignado, dizendo: Eu tinhacerteza de queeleviria me encontrar, invocaria em pé o nome do SENHOR, seuDeus, colocaria a mãosobre as feridas e me curaria da lepra.
12Poracaso os riosAbana e Farfar de Damasconãosãomelhores do quetodas as águas de Israel? Eu nãopoderia me lavarneles e ficarpurificado? E foiemboraindignado.
13Porémseusservosforamatéele e lhedisseram: Meupai, se o profetativesse te mandadofazeralgodifícil, não o teriasfeito? Quantomais se eleapenasdiz: Lava-te e ficaráspurificado.
14Entãoeledesceu e mergulhou no Jordãosetevezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a suapeletornou-se como a pele de um menino, e ficoupurificado.
15Entãoelevoltou ao homem de Deuscomtoda a suacomitiva. Ao chegardiantedele, disse: Agoraseique em toda a terranão há Deus, a nãoser em Israel; peço-te agoraquerecebas um presente do teuservo.
16PorémEliseurespondeu: Tãocertocomovive o SENHOR, a quemcultuo, não o receberei. Naamãinsistiucomeleparaque o recebesse, masele se recusou a recebê-lo.
17EntãoNaamãdisse: Deixa ao menosqueesteteuservoleveduasmulascarregadas de terra, porqueesteteuservonuncamaisofereceráholocaustonemsacrifício a outrosdeuses, senão ao SENHOR.
18Que o SENHORperdoeisto ao teuservo: Quandomeusenhorfor ao templo de Rimomparaaliadorar, e se apoiar na minhamão, e eu tambémtiver de me curvar no templo de Rimom; quandoassim me curvar no templo de Rimom, que o SENHORperdoeisso ao teuservo.
20QuandoNaamã já estava a certadistância, Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, disse: O meusenhorpoupouessesírioNaamã, deixando de receberdelealgumacoisa do quetrazia; tãocertocomovive o SENHOR, ireiatrásdele e recebereidelealgumacoisa.
22Elerespondeu: Tudoestábem. Meusenhor me enviou a dizer-te: Agoramesmochegaramdoisjovensseguidoresdosprofetas da regiãomontanhosa de Efraim; peço-te quelhesdês um talento de prata e duaspeças de roupa.
23Naamãdisse: Fica à vontadeparalevardoistalentos. E insistindocomele, amarroudoistalentos de prata em doissacos, comduaspeças de roupa, e os entregou a doisdosseusservos, os quais os carregaram à frente de Geazi.
26PorémEliseulhedisse: Poracasonãofuicontigo em espírito, quandoaquelehomemvoltou do seucarro ao teuencontro? Eraeste o momentoparareceberesprata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Nenhum comentário ainda.