1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um grandehomemdiante do seusenhor e muiacatado, porqueporeleJeovátinhadadovitória à Síria; eratambémilustre em valor, porémleproso.
5Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviareiumacarta ao rei de Israel. PartiuNaamã e levouconsigodeztalentos de prata, e seismilsiclos de ouro, e dezmudas de vestidos.
6Levou a carta ao rei de Israel, a qualdizia: Agora, quandochegarestacarta às tuasmãos, saberásque te enviei o meuservoNaamã, paraque o cures da sualepra.
7Tendo o rei de Israellido a carta, rasgou os seusvestidos e disse: Acaso, sou eu Deus, compoder de tirar e darvida, paraqueeste me envie um homem, a fim de eu o curar da sualepra? Masadverti e vedecomoandabuscandoocasiãopararompercomigo.
8QuandoEliseu, homem de Deus, ouviuque o rei de Israelrasgara os seusvestidos, mandoudizer ao rei: Porquerasgaste os teusvestidos? Quevenhaeletercomigo e saberáque há um profeta em Israel.
11MasNaamãindignou-se e, retirando-se, disse: Eisquepensava eu: ele, comcerteza, sairá a tercomigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome de Jeová, seuDeus, passará a mãosobre o lugar da lepra e restaurará o leproso.
12Nãosão, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do quetodas as águas de Israel? Não me poderia eu lavarneles e ficarlimpo? Assim, voltou e se foienfurecido.
13Então, chegaram os seusservos e lhedisseram: Meupai, se o profeta te houvesseordenadoumacoisamuitodifícil, porventura, nãohaveriasfeito? Quantomais, pois, quandoele te diz: Lava-te e ficalimpo?
15Voltou ao homem de Deus, ele e toda a suacomitiva, e veio, e se apresentoudiante de Eliseu, e disse: Eis, agora, seique em toda a terranão há Deussenão em Israel; agora, recebe do teuservo um presente.
17DisseNaamã: Se não, rogo-te que se me dê da terra do paísquantabasteparacarregarduasmulas; poisdaquiavante o teuservonãoofereceráholocaustonemsacrifício a outrosdeuses, senão a Jeová.
18NistoperdoeJeová ao teuservo: quandomeuamoentrar na casa de Rimomparaaliadorar e se encostar na minhamão, e eu me prostrar na casa de Rimom, perdoeJeová ao teuservo, quandoali me prostrar.
20MasGeazi, criado do homem de Deus, disse: Eisque o meuamopoupou a esteNaamã, siro, nãorecebendodasmãosdele o quetrouxe; pelavida de Jeová, correreiatrásdele e recebereidelealgumacoisa.
22Respondeuele: Tudovaibem. Meuamoenviou-me a dizer: Eisqueagoramesmosãochegados a mim da regiãomontanhosa de Efraimdoismoçosdosfilhosdosprofetas; dá-lhes um talento de prata e duasmudas de vestidos.
23DisseNaamã: Sê servido de tomardoistalentos. Instoucomele, e atoudoistalentos de pratajuntamentecomduasmudas de vestidos em doissacos, e pô-lossobredoisdosseusservos, que os levaramdiante de Geazi.
26Replicou-lheEliseu: Porventura, nãofoicontigo o meucoração, quando o homemvoltou do seucarro ao teuencontro? Era a ocasiãoparareceberesdinheiro e parareceberesvestidos, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas?
Nenhum comentário ainda.