2EnquantoBelsazarbebia e apreciava o vinho, mandoutrazer os utensílios de ouro e de prataqueNabucodonosor, seupai, tirara do templo, queestava em Jerusalém, paraquenelesbebessem o rei e os seusgrandes, as suasmulheres e concubinas.
3Então, trouxeram os utensílios de ouro, queforamtirados do templo da Casa de Deusqueestava em Jerusalém, e beberamneles o rei, os seusgrandes e as suasmulheres e concubinas.
5 No mesmoinstante, apareceramunsdedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácioreal; e o reivia os dedosqueestavamescrevendo.
7 O reiordenou, em vozalta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disseaossábios da Babilônia: Qualquerquelerestaescritura e me declarar a suainterpretaçãoserávestido de púrpura, traráumacadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meureino.
10 A rainha-mãe, porcausa do quehaviaacontecido ao rei e aosseusgrandes, entrou na casa do banquete e disse: Ó rei, viveeternamente! Não te turbem os teuspensamentos, nem se mude o teusemblante.
11 Há no teureino um homemquetem o espíritodosdeusessantos; nosdias de teupai, se achouneleluz, e inteligência, e sabedoriacomo a sabedoriadosdeuses; teupai, o reiNabucodonosor, sim, teupai, ó rei, o constituiuchefedosmagos, dosencantadores, doscaldeus e dosfeiticeiros,12porquantoespíritoexcelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casosdifíceis se acharamnesteDaniel, a quem o reipusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e eledará a interpretação.
13Então, Danielfoiintroduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aqueleDaniel, doscativos de Judá, que o rei, meupai, trouxe de Judá?
15Acabam de serintroduzidos à minhapresença os sábios e os encantadores, paraleremestaescritura e me fazeremsaber a suainterpretação; masnãopuderamdar a interpretaçãodestaspalavras.
16 Eu, porém, tenhoouvidodizer de ti quepodesdarinterpretações e solucionarcasosdifíceis; agora, se pudereslerestaescritura e fazer-me saber a suainterpretação, serásvestido de púrpura, teráscadeia de ouro ao pescoço e serás o terceiro no meureino.
17Então, respondeuDaniel e disse na presença do rei: Os teuspresentesfiquemcontigo, e dá os teusprêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhefareisaber a interpretação.
19Porcausa da grandezaquelhedeu, povos, nações e homens de todas as línguastremiam e temiamdiantedele; matava a quemqueria e a quemqueriadeixavacomvida; a quemqueriaexaltava e a quemqueriaabatia.
21Foiexpulsodentre os filhosdoshomens, o seucoraçãofoifeitosemelhante ao dosanimais, e a suamoradafoicom os jumentosmonteses; deram-lhe a comerervacomoaosbois, e do orvalho do céufoimolhado o seucorpo, atéqueconheceuqueDeus, o Altíssimo, temdomíniosobre o reinodoshomens e a quemquerconstituisobreele.
23 E te levantastecontra o Senhor do céu, poisforamtrazidos os utensílios da casadeleperante ti, e tu, e os teusgrandes, e as tuasmulheres, e as tuasconcubinasbebestesvinhoneles; alémdisso, destelouvoresaosdeuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quenãoveem, nãoouvem, nemsabem; mas a Deus, em cujamãoestá a tuavida e todos os teuscaminhos, a elenãoglorificaste.
29Então, mandouBelsazarquevestissemDaniel de púrpura, e lhepusessemcadeia de ouro ao pescoço, e proclamassemquepassaria a ser o terceiro no governo do seureino.
Nenhum comentário ainda.