2Quandoestavabebendo o vinho, Belsazarmandoutrazer as taças de ouro e de prataqueNabucodonosor, seupai, tinhatirado do temploqueestava em Jerusalém, paraque o rei, seusnobres, suasmulheres e concubinas os usassemparabeber.
5 Na mesmahora, apareceramunsdedos de mãohumanaqueescreviam no reboco da parede do palácioreal, defronte do castiçal; e o reivia os dedosqueestavamescrevendo.
7 O reigritouparaquetrouxessem os adivinhos, os astrólogos e os prognosticadores; e o reidisseaossábios da Babilônia: Quemlerestainscrição e me declarar a suainterpretaçãoserávestido de púrpura e terá um colar de ouro no pescoço, e será o terceirogovernante no reino.
10Aconteceuque, porcausadaspalavras do rei e dosseusnobres, a rainhaentrou no salão do banquete. E a rainhadisse: Ó rei, viveparasempre; não te perturbem os teuspensamentos, nem se altere a tuafisionomia.
11 Há no teureino um homemquetem o espíritodosdeusessantos; nosdias de teupai, se achouneleluz, inteligência e sabedoria, como a sabedoriadosdeuses. Teupai, o reiNabucodonosor; sim, ó rei, teupai o constituiuchefedosmagos, dosadivinhos, dosastrólogos e dosprognosticadores;12porquenesteDaniel, ao qual o reipôs o nome de Beltessazar, se encontrou um espíritoextraordinário, conhecimento e entendimentoparainterpretarsonhos, explicarenigmas e resolverdúvidas. Chame-se agoraDaniel, e eledará a interpretação.
15 Os sábios e os adivinhosacabaram de sertrazidos à minhapresençaparalerem a inscrição e me revelarem a suainterpretação; masnãopuderamdar a interpretaçãodestaspalavras.
16Porémouvidizer a teurespeitoquepodesdarinterpretações e resolverenigmas. Agora, se pudereslerestainscrição e me revelar a suainterpretação, serásvestido de púrpura, terás um colar de ouro no pescoço e serás o terceirogovernante no reino.
17EntãoDanielrespondeu, e disse na presença do rei: Os teuspresentesfiquemcontigo, e dá os teusprêmios a outro; porémvouler ao rei a inscrição e lherevelarei a interpretação.
18 Ó rei, o DeusAltíssimodeu o reino e a grandeza, glória e majestade a Nabucodonosor, teupai;19 e porcausa da grandezaquelhedeu, todos os povos, nações e línguastremiam e temiamdiantedele; elematava ou poupava a vida de quemqueria; exaltava ou abatia a quemqueria.
21Elefoiexpulso do meiodoshomens, e o seucoraçãofoifeitosemelhante ao dosanimais, e a suamoradafoicom os jumentosselvagens; deram-lhegrama a comercomoaosbois, e o seucorpofoimolhadopeloorvalho do céu, atéquereconheceuque o AltíssimoDeustemdomíniosobre o reinodoshomens e constituisobreele a quemquer.
22Mas tu, Belsazar, que és seufilho, nãohumilhaste o teucoração, emborasoubesses de tudoisso;23mas te elevastecontra o Senhor do céu, pois as taças do templodeleforamtrazidas à tuapresença, e tu, teusnobres, tuasmulheres e tuasconcubinasbebestesvinhoneles. Alémdisso, destelouvoresaosdeuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quenãoveem, nãoouvem, nemsabem; masnãoglorificaste a Deus, em cujamãoestátuavida e de quemsãotodos os teuscaminhos.
29EntãoBelsazardeuordem, e vestiramDaniel de púrpura, puseram-lhe um colar de ouro ao pescoço e anunciaramqueeleseria o terceiro em autoridade no reino.
Nenhum comentário ainda.