2HavendoBelsazarprovado o vinho, mandoutrazer os vasos de ouro e de prataqueNabucodonozor, seupai, tinhatirado do temploqueestava em Jerusalém, paraquebebessemporeles o rei, e os seusgrandes, as suasmulheres e concubinas.
3Entãotrouxeram os vasos de ouroqueforamtirados do templo da casa de Deus, queestava em Jerusalém, e beberamporeles o rei, os seusgrandes, as suasmulheres e concubinas.
5 Na mesmahoraapareceramunsdedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácioreal; e o reivia a parte da mãoqueestavaescrevendo.
7 E ordenou o rei em altavoz, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, e disseaossábios de Babilônia: Qualquerquelerestaescritura, e me declarar a suainterpretação, serávestido de púrpura, e traráumacadeia de ouro ao pescoço, e no reinoserá o terceirogovernante.
10Ora a rainha, porcausadaspalavras do rei e dosseusgrandes, entrou na casa do banquete; e a rainhadisse: Ó rei, viveparasempre; não te perturbem os teuspensamentos, nem se mude o teusemblante.
11 Há no teureino um homemquetem o espíritodosdeusessantos; e nosdias de teupai se achouneleluz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoriadosdeuses; e teupai, o reiNabucodonozor, sim, teupai, ó rei, o constituiuchefedosmagos, dosencantadores, doscaldeus, e dosadivinhadores;12porquanto se achounesteDaniel um espíritoexcelente, e conhecimento e entendimentoparainterpretarsonhos, explicarenigmas e resolverdúvidas, ao qual o reipôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agoraDaniel, e eledará a interpretação.
13EntãoDanielfoiintroduzido à presença do rei. Falou o rei, e disse à Daniel: És tu aqueleDaniel, um doscativos de Judá, que o rei, meupai, trouxe de Judá?
15Acabam de serintroduzidos à minhapresença os sábios, os encantadores, paralerem o escrito, e me fazeremsaber a suainterpretação; masnãopuderamdar a interpretaçãodestaspalavras.
16Ouvidizer, porém, a teurespeitoquepodesdarinterpretações e resolverdúvidas. Agora, pois, se pudereslerestaescritura e fazer-me saber a suainterpretação, serásvestido de púrpura, e teráscadeia de ouro ao pescoço, e no reinoserás o terceirogovernante.
17EntãorespondeuDaniel, e disse na presença do rei: Os teuspresentesfiquemcontigo, e dá os teusprêmios a outro; todaviavouler ao rei o escrito, e lhefareisaber a interpretação.
18 O AltíssimoDeus, ó rei, deu a Nabucodonozor, teupai, o reino e a grandeza, glória e majestade;19 e porcausa da grandezaquelhedeu, todos os povos, nações, e línguastremiam e temiamdiantedele; a quemqueriamatava, e a quemqueriaconservava em vida; a quemqueriaexaltava, e a quemqueriaabatia.
21 E foiexpulso do meiodosfilhosdoshomens, e o seucoraçãofoifeitosemelhanteaosdosanimais, e a suamoradafoicom os jumentosmonteses; deram-lhe a comerervacomoaosbois, e do orvalho do céufoimolhado o seucorpo, atéqueconheceuque o AltíssinuoDeustemdomíniosobre o reinodoshomens, e a quemquerconstituisobreele.
22 E tu, Belsazar, que és seufilho, nãohumilhaste o teucoração, aindaquesoubestetudoisso;23porém te elevastecontra o Senhor do céu; poisforamtrazidos a tuapresença os vasos da casadele, e tu, os teusgrandes, as tuamulheres e as tuasconcubinas, bebestesvinhoneles; alémdisso, destelouvoresaosdeuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quenãovêem, nãoouvem, nemsabem; mas a Deus, em cujamãoestá a tuavida, e de quemsãotodos os teuscaminhos, a elenãoglorificaste.:24Entãodelefoienviadaaquelaparte da mãoquetraçou o escrito.
29EntãoBelsazardeuordem, e vestiram a Daniel de púrpura, puseram-lheumacadeia de ouro ao pescoço, e proclamaram a respeitodelequeseria o terceiro em autoridade no reino.
Nenhum comentário ainda.