2Belsazar, enquantoexperimentava o vinho, ordenouquetrouxessem os vasos de ouro e prataque o seupai, Nabucodonosor, haviaretirado do temploqueestava em Jerusalém, paraque o rei e os seuspríncipes, as suasesposas e concubinas, pudessembeberneles.
3Entãotrouxeram os vasos de ouroqueforamretirados do templo da casa de Deus, queestava em Jerusalém, e o rei e seuspríncipes, suasesposas e concubinasbeberamneles.
5 Na mesmahora, surgiramdedos de umamão de homem, e escreveramdefronte do castiçalsobre o cal da parede do palácio do rei; e o reiviu a parte da mãoqueescreveu.
6Entãomudou-se o semblante do rei, e os pensamentos o atribularamtantoque as juntasdosseuslombos se afrouxaram, e os seusjoelhosbatiam um contra o outro.
7 O reibradouordenandoquetrouxessem os astrólogos, os caldeus e os adivinhos. E o reifalou e disseaoshomenssábios de Babilônia: Aquelequeleresteescrito e mostrar- me a suainterpretaçãoserávestidocomescarlate, teráumacorrente de ouro ao redor do seupescoço e será o terceirogovernante no reino.
10Ora, a rainha, porcausadaspalavras do rei e de seusnobres, adentrou a casa de banquete; e a rainhafalou, e disse: Ó rei, viveparasempre; não te atormentem os teuspensamentos, e nemmude o teusemblante;11 há um homem em teureino em quemhabita o espíritodossantosdeuses, e nosdias de teupai, luz e entendimento e sabedoria, como a sabedoriadosdeuses, havianele; a quem o reiNabucodonosor, teupai, o rei, eu digo, teupai, fezmestredosmagos, astrólogos, caldeus e adivinhos;12porquanto um espíritoexcelente, e conhecimento, e entendimento, e interpretação de sonhos, e entrega de durassentenças e a solução de dúvidas, encontraram- se no mesmoDaniel, a quem o reichamouBeltessazar; agora, chame-se Daniel, e elemostrará a interpretação.
13EntãoDanielfoiintroduzidoperante o rei. E o reifalou, e disse a Daniel: És tu aqueleDaniel, que é dosfilhosdoscativos de Judá, a quem o rei, meupai, trouxe de Judá?
15 E agora os homenssábios, os astrólogos, foramtrazidosdiante de mimparaleremesteescrito, e me fazeremconhecer a suainterpretação, porémelesnãopuderammostrar- me a interpretação do assunto;16 e eu ouvi a respeito de ti, que tu podesfazerinterpretações e resolverdúvidas; agora, se tu podesler o escrito e fazer-me conhecer a suainterpretação, serásvestidocomescarlate, e terásumacorrente de ouro ao redor do teupescoço, e serás o terceirogovernante no reino.
17EntãoDanielrespondeu e disseperante o rei: Fiquempara ti os teuspresentes, e dá as tuasrecompensasparaoutro; eu, contudo, lerei o escritopara o rei e lhefareiconhecida a interpretação.
18 Ó rei, o AltíssimoDeusdeu ao teupaiNabucodonosor, um reino, e majestade, e glória, e honra;19 e porcausa da majestadequelheforadada, todos os povos, nações e línguas, tremiam e temiamdiantedele; a quemqueriamatava; a quemqueriamantinhavivo, e a quemqueriaerguia; e a quemqueriaderrubava.
20Porémquandoelevou-se o seucoração, e endureceu-se a suamente em orgulho, elefoideposto do seumajestosotrono, e tiraram- lheasuaglória;21 e elefoiretiradodentre os filhosdoshomens, e o seucoraçãotornou-se como o dosanimais, e a suahabitaçãofoicom os jumentosselvagens. Alimentaram-no comgramacomobois, e o seucorpofoimolhadocom o orvalho do céu, atéqueelesoubeque o AltíssimoDeusgoverna no reinodoshomens, e estabelece a quemelequer.
22 E tu, seufilho, ó Belsazar, nãotenshumilhado o teucoração, emborasoubessestudoisto;23porém te levantastecontra o Senhor do céu, e trouxeram-te os vasos da suacasadiante de ti; e nelesbeberamvinho tu e teusnobres, tuasesposas e tuasconcubinas; e tu tenslouvado os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, madeira e pedra, os quaisnãoveem, nemescutam, nemsabem; e o Deus em cujamãoestá o teufôlego, e de quemsãotodos os teuscaminhos tu nãotensglorificado.
29EntãoordenouBelsazar, e elesvestiramDanielcomescarlate, e colocaramumacorrente de ouro ao redor do seupescoço, e fizeramumaproclamaçãoreferente a ele, queeleseria o terceirogovernante no reino.
Nenhum comentário ainda.