2Depois de beberbastante, mandouquetrouxessem os copos de ouro e de prataqueNabucodonosor, o seupai, haviatirado do Templo de Jerusalém. Belsazarqueria os coposparaqueele, os seusconvidados de honra, as suasmulheres e as suasconcubinas os usassemparabebervinho.
5 De repente, apareceu a mão de um homem e elacomeçou a escrever na paredebranca do salão do banquete, numlugariluminadopelaluz do candelabro. Ao ver a mão, o rei6nãosabia o quepensar; ficoupálido de medo e começou a tremer da cabeçaaospés.
7Depois, gritando, ordenouquechamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos. Logoqueeleschegaram, Belsazardisse: — Aquelequeler o queestáescrito na parede e me explicar o quequerdizerserávestidocomroupas de púrpura, receberáumacorrente de ouroparapôr no pescoço e será a terceiraautoridademaisimportante no meureino.
10Então a rainha-mãe, quetinhaouvido os gritos do rei e dosseusconvidados de honra, entrou no salão e disse ao rei: — Que o reivivaparasempre! Não se assuste, nemfiquepálidoassim,11poisaqui no seureino há um homemquetem o espíritodossantosdeuses. QuandoNabucodonosor, o seupai, erarei, essehomemprovouqueeraajuizado, inteligente e sábio, tãosábiocomo os deuses. E o reiNabucodonosorpôsessehomemcomochefedossábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos.
12PoisDaniel, essehomem a quem o reideu o nome de Beltessazar, pensacommuitaclareza; ele é sábio e inteligente e podeinterpretarsonhos, explicarcoisasmisteriosas e resolverassuntosdifíceis. Portanto, chameDaniel, e eleexplicará o queestáescrito na parede.
13LevaramDanielaté a presença do rei, e esteperguntou: — Você é mesmoaqueleDaniel, um dosjudeusque o meupai, o reiNabucodonosor, trouxe de Judácomoprisioneiros?
15 Há pouco, estiveramaqui os sábios e os astrólogos, que eu mandeichamarparaquelessem as palavrasqueestãoescritas na parede e me explicassem o queelasqueremdizer. Porémelesnãopuderamdarnenhumaexplicação.
16Masalguém me dissequevocêpodeexplicarmistérios e resolverassuntosdifíceis. Portanto, se vocêpuderler o queestáescrito e me explicar o quequerdizer, vocêserávestidocomroupas de púrpura, receberáumacorrente de ouroparapôr no pescoço e será a terceiraautoridademaisimportante do meureino.
17Danielrespondeu: — O senhorpodeficarcom os seuspresentes ou então dá-los a outrapessoa. Mesmoassim, eu vouler as palavrasqueestãoescritas na parede e vouexplicar ao senhor o queelasqueremdizer.
19 O poderqueDeuslhedeueratãogrande, quetodos os povos do mundotremiam de medo na presençadele. Se elequeria, matavaumapessoa; ou, se queria, deixavaquevivesse. Elevavauns e rebaixavaoutros.
21Foiexpulso do meiodossereshumanos, perdeu o juízo e agiacomo um animal. Moravacomjumentosselvagens, comiacapimcomo os bois e dormia ao ar livre, ficandomolhadopelosereno. Issodurouatéqueelereconheceuque o DeusAltíssimodominatodos os reinos do mundo e colocacomoreiquemelequer.
23Pelocontrário, o senhordesafiou o Rei do céu e mandoutrazer os coposqueforamtirados do Templodele, a fim de que o senhor, os seusconvidados de honra, as suasmulheres e as suasconcubinasbebessemvinhoneles. Alémdisso, o senhordeulouvores a deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quenãoveem, nãoouvem e nãosabemnada. Mas o senhornãodeuglória a Deus, aquelequetem o poder de matar ou de deixarviver e quedecidetudo o queacontececom o senhor.
29 Aí o reiBelsazarmandouquevestissemDanielcomroupas de púrpura, pusessemumacorrente de ouro no seupescoço e anunciassemquedali em dianteeleseria a terceiraautoridademaisimportante do Reino da Babilônia.
30Naquelamesmanoite, Belsazar, o rei da Babilônia, foimorto,31 e Dario, o rei do país da Média, quetinhasessenta e doisanos de idade, começou a reinar no seulugar.
Nenhum comentário ainda.