2EnquantoBelsazarbebiavinho, deuordensparatrazerem as taças de ouro e de prataque o seupredecessor, Nabucodonosor, tinhatomado do templo de Jerusalém, paraque o rei e os seusnobres, as suasmulheres e as suasconcubinasbebessemnessastaças.
3Entãotrouxeram as taças de ouroquetinhamsidotomadas do templo de Deus em Jerusalém, e o rei e os seusnobres, as suasmulheres e as suasconcubinasbeberamnastaças.
5Mas, de repenteapareceramdedos de mãohumanaquecomeçaram a escrever no reboco da parede, na partemaisiluminada do palácioreal. O reiobservou a mãoenquantoelaescrevia.
7Aosgritos, o reimandouchamar os encantadores, os astrólogos e os adivinhos e disse a essessábios da Babilônia: “Aquelequeleressainscrição e interpretá-la, revelando-me o seusignificado, vestirá um mantovermelho, teráumacorrente de ouro no pescoço e será o terceiro em importância no governo do reino”.
11Existe um homem em teureinoquepossui o espíritodossantosdeuses. Na época do teupredecessorverificou-se queeleera um iluminado e tinhainteligência e sabedoriacomo a dosdeuses. O reiNabucodonosor, teupredecessor—sim, o teupredecessor—o nomeouchefedosmagos, dosencantadores, dosastrólogos e dosadivinhos.
12Verificou-se queessehomem, Daniel, a quem o reidera o nome de Beltessazar, tinhainteligênciaextraordinária e também a capacidade de interpretarsonhos e resolverenigmas e mistérios. MandachamarDaniel, e ele te dará o significado da escrita”.
16Mas eu soubequevocê é capaz de darinterpretações e de resolvermistérios. Se vocêpuderleressainscrição e dizer-me o quesignifica, vocêserávestidocom um mantovermelho e teráumacorrente de ouro no pescoço, e será o terceiro em importância no governo do reino”.
17EntãoDanielrespondeu ao rei: “Podesguardar os teuspresentespara ti mesmo e dar as tuasrecompensas a algumoutro. No entanto, lerei a inscriçãopara o rei e te direi o seusignificado.
19Devido à altaposiçãoqueDeuslheconcedeu, homens de todas as nações, povos e línguastremiamdiantedele e o temiam. A quem o reiqueriamatar, matava; a quemqueriapoupar, poupava; a quemqueriapromover, promovia; e a quemqueriahumilhar, humilhava.
21Foiexpulso do meiodoshomens e suamenteficoucomo a de um animal; passou a vivercom os jumentosselvagens e a comercapimcomo os bois; e o seucorpo se molhavacom o orvalho do céu, atéreconhecerque o DeusAltíssimodominasobre os reinosdoshomens e põe no poderquemelequer.
23 Ao contrário, te exaltasteacima do Senhordoscéus. Mandastetrazer as taças do templo do Senhorparaquenelasbebessem tu, os teusnobres, as tuasmulheres e as tuasconcubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quenãopodemvernemouvirnementender. Masnãoglorificaste o Deusquesustenta em suasmãos a tuavida e todos os teuscaminhos.
29Então, porordem de Belsazar, vestiramDanielcom um mantovermelho, puseram-lheumacorrente de ouro no pescoço, e o proclamaram o terceiro em importância no governo do reino.
Nenhum comentário ainda.