2EnquantoBelsazartomavavinho, ordenouquetrouxessem as taças de ouro e prataqueseuantecessor, Nabucodonosor, haviatirado do templo em Jerusalém. Queriabebernessastaçascomseusnobres, suasesposas e suasconcubinas.
5 De repente, viramdedos de mãohumanaescreverem no reboco da parede do palácioreal, perto do candelabro. O próprioreiviu a mãoenquantoelaescrevia,6 e seurostoficoupálido de medo. Seusjoelhosbatiam um contra o outro, e suaspernasvacilavam.
7Aosgritos, o reimandouchamar os encantadores, os astrólogos e os adivinhos. Disseaossábios da Babilônia: “Quemconseguirlerestainscrição e me disser o queelasignificaserávestidocom um mantovermelho, e em seupescoçoserácolocadaumacorrente de ouro. Ele se tornará o terceiro em importância em meureino!”.
10 A rainha-mãesoube do queestavaacontecendo ao rei e seusnobres e foidepressa à sala de banquetes. Disseela a Belsazar: “Que o reivivaparasempre! Nãofiquetãopálido e assustado.
11 Há em seureino um homemquetemnele o espíritodossantosdeuses. Durante o reinado de Nabucodonosor, essehomemdemonstroupercepção, entendimento e sabedoriacomo a dosdeuses. Seuantecessor, o reiNabucodonosor, o nomeouchefe de todos os magos, encantadores, astrólogos e adivinhos da Babilônia.
12Essehomem, Daniel, a quem o reideu o nome de Beltessazar, teminteligênciaextraordinária e é cheio de conhecimento e entendimento. É capaz de interpretarsonhos, explicarenigmas e resolverproblemasdifíceis. MandechamarDaniel, e elelhedirá o quesignifica a inscrição”.
16Soubequevocê é capaz de interpretar e resolverproblemasdifíceis. Se conseguirler as palavras e disser o quesignificam, serávestidocom um mantovermelho, e em seupescoçoserácolocadaumacorrente de ouro. Você se tornará o terceiro em importância em meureino”.
19Ele o engrandeceu de talmodoquepovos de todas as raças, nações e línguasestremeciam de medodiantedele. Matavaquemelequeriamatar e poupavaquemelequeriapoupar; honravaquemelequeriahonrar e humilhavaquemelequeriahumilhar.
21Foiexpulso do convíviohumano. Suamente se tornoucomo a de um animal, e eleviveuentre os jumentosselvagens. Passou a comercapim, como os bois, e foimolhadopeloorvalho do céu, atéentenderque o DeusAltíssimodominasobretodos os reinos do mundo e nomeiaquemelequerparagovernarsobreeles.
23Desafiou o Senhordoscéus e mandoutrazeressastaças do templo. O rei, seusnobres, suasesposas e suasconcubinasbeberamvinhodessastaçasenquantolouvavamdeuses de prata, ouro, bronze, ferro, madeira e pedra, deusesquenãoveem, nãoouvem, nemsabemcoisaalguma. Mas o reinãohonrou ao Deusquelhe dá fôlego de vida e controlaseudestino.
29Então, porordem de Belsazar, vestiramDanielcom um mantovermelho, colocaram em seupescoçoumacorrente de ouro e o declararam o terceiro em importância no reino.
Nenhum comentário ainda.