2 E, prevalecendo a mãodosmidianitassobreIsrael, fizeram os filhos de Israelpara si, porcausadosmidianitas, as covasqueestãonosmontes, as cavernas e as fortificações.
4 E punham-se contraele em campo, e destruíam os frutos da terra, atéchegarem a Gaza; e nãodeixavammantimento em Israel, nemovelhas, nembois, nemjumentos.
5Porquesubiamcom os seusgados e tendas; vinhamcomogafanhotos, em grandemultidãoquenão se podiacontar, nem a elesnemaosseuscamelos; e entravam na terra, para a destruir.
7 E sucedeuque, clamando os filhos de Israel ao SENHORporcausadosmidianitas,8Enviou o SENHOR um profetaaosfilhos de Israel, quelhesdisse: Assimdiz o SENHORDeus de Israel: Do Egito eu vosfizsubir, e vostirei da casa da servidão;9 E voslivrei da mãodosegípcios, e da mão de todosquantosvosoprimiam; e os expulsei de diante de vós, e a vósdei a suaterra.
11Então o anjo do SENHORveio, e assentou-se debaixo do carvalhoqueestá em Ofra, quepertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seufilho, estavamalhando o trigo no lagar, para o salvardosmidianitas.
13MasGideãolherespondeu: Ai, Senhormeu, se o SENHOR é conosco, porquetudoistonossobreveio? E que é feito de todas as suasmaravilhasquenossospaisnoscontaram, dizendo: Nãonosfez o SENHORsubir do Egito? Porémagora o SENHORnosdesamparou, e nosdeunasmãosdosmidianitas.
19 E entrouGideão e preparou um cabrito e pãesázimos de um efa de farinha; a carnepôsnumcesto e o caldopôsnumapanela; e trouxe-lhoatédebaixo do carvalho, e lhoofereceu.
21 E o anjo do SENHORestendeu a ponta do cajado, queestava na suamão, e tocou a carne e os pãesázimos; entãosubiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pãesázimos; e o anjo do SENHORdesapareceu de seusolhos.
25 E aconteceunaquelamesmanoite, que o SENHORlhedisse: Toma o boiquepertence a teupai, a saber, o segundoboi de seteanos, e derruba o altar de Baal, que é de teupai; e corta o bosquequeestá ao pé dele.
26 E edifica ao SENHORteuDeus um altar no cumedestelugarforte, numlugarconveniente; e toma o segundoboi, e o oferecerás em holocaustocom a lenhaquecortares do bosque.
27EntãoGideãotomoudezhomensdentre os seusservos, e fezcomo o SENHORlhedissera; e sucedeuque, temendoele a casa de seupai, e os homensdaquelacidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.
28Levantando-se, pois, os homensdaquelacidade, de madrugada, eisqueestava o altar de Baalderrubado, e o bosqueestava ao pé dele, cortado; e o segundoboioferecido no altarqueforaedificado.
30Então os homensdaquelacidadedisseram a Joás: Tiraparafora a teufilho; paraquemorra; poisderribou o altar de Baal, e cortou o bosquequeestava ao pé dele.
31PorémJoásdisse a todos os que se puseramcontraele: ContendereisvósporBaal? Livrá-lo-eisvós? Qualquerqueporelecontenderaindaestamanhãserámorto; se é deus, por si mesmocontenda; poisderrubaram o seualtar.
35 E envioumensageirosportoda a tribo de Manassés, quetambém se ajuntouapósele; tambémenvioumensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, quesaíram-lhe ao encontro.
36 E disseGideão a Deus: Se hás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste,37Eisque eu porei um velo de lã na eira; se o orvalhoestiversomente no velo, e toda a terraficarseca, entãoconhecereiquehás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste.
39 E disseGideão a Deus: Não se acendacontramim a tuaira, se aindafalar só estavez; rogo-te que só estavezfaça a provacom o velo; rogo-te que só o velofiqueseco, e em toda a terrahaja o orvalho.
Nenhum comentário ainda.