1 No primeiroano de Belsazar, rei de Babilônia, teveDaniel, na suacama, um sonho e visões da suacabeça. Entãoescreveu o sonho, e relatou a sumadascoisas.
4 O primeiroeracomoleão, e tinhaasas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhearrancadas as asas, e foilevantado da terra, e posto em doispéscomo um homem; e foi-lhedado um coração de homem.
5Continueiolhando, e eisaqui o segundoanimal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na bocatrêscostelasentre os seusdentes; e foi-lheditoassim: Levanta-te, devoramuitacarne.
6Depoisdisto, continueiolhando, e eisaquioutro, semelhante a um leopardo, e tinhanascostasquatroasas de ave; tinhatambémesteanimalquatrocabeças; e foi-lhedadodomínio.
7Depoisdisto, eu continuavaolhando, em visõesnoturnas, e eisaqui o quartoanimal, terrível e espantoso, e muitoforte, o qualtinhagrandesdentes de ferro; eledevorava e fazia em pedaços, e pisavaaospés o quesobejava; eradiferente de todos os animaisqueapareceramantesdele, e tinhadezchifres.
8 Eu considerava os chifres, e eisqueentreelessubiuoutrochifre, pequeno, diante do qualtrêsdosprimeiroschifresforamarrancados; e eisquenestechifrehaviaolhos, como os de homem, e umabocaquefalavagrandescoisas.
9 Eu continueiolhando, atéqueforampostosunstronos, e um ancião de dias se assentou; o seuvestidoerabrancocomo a neve, e o cabelo da suacabeçacomo lã puríssima; o seutronoera de chamas de fogo, e as rodasdeleeramfogoardente.
10 Um rio de fogomanava e saía de diantedele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríadesassistiamdiantedele. Assentou-se para o juízo, e os livrosforamabertos.
11Entãoestiveolhando, porcausa da vozdasgrandespalavrasque o chifreproferia; estiveolhandoatéque o animalfoimorto, e o seucorpodestruído; poiselefoientregueparaserqueimadopelofogo.
13 Eu estavaolhandonasminhasvisõesnoturnas, e eisquevinhacom as nuvens do céu um comofilho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foiapresentadodiantedele.
14 E foi-lhedadodomínio, e glória, e um reino, paraquetodos os povos, nações e línguas o servissem; o seudomínio é um domínioeterno, quenãopassará, e o seureinotal, quenãoserádestruído.
19Entãotivedesejo de conhecer a verdade a respeito do quartoanimal, queeradiferente de todos os outros, sobremodoterrível, comdentes de ferro e unhas de bronze; o qualdevorava, fazia em pedaços, e pisavaaospés o quesobrava;20 e também a respeitodosdezchifresqueeletinha na cabeça, e do outroquesubiu e diante do qualcaíramtrês, isto é, daquelechifrequetinhaolhos, e umabocaquefalavagrandescoisas, e pareciasermaisrobusto do que os seuscompanheiros.
21Enquanto eu olhava, eisque o mesmochifrefaziaguerracontra os santos, e prevaleciacontraeles,22atéqueveio o ancião de dias, e foiexecutado o juízo a favordossantos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santospossuíram o reino.
23Assim me disseele: O quartoanimalserá um quartoreino na terra, o qualserádiferente de todos os reinos; devorarátoda a terra, e a pisaráaospés, e a fará em pedaços.
25Proferirápalavrascontra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santoslheserãoentregues na mãopor um tempo, e tempos, e metade de um tempo.
27 O reino, e o domínio, e a grandezadosreinosdebaixo de todo o céuserãodados ao povodossantos do Altíssimo. O seureinoserá um reinoeterno, e todos os domínios o servirão, e lheobedecerão.
Nenhum comentário ainda.