1 No primeiroano do reinado de Belsazar, rei da Babilônia, Danielteve um sonho, e visõespassaramdiante de seusolhos, quandoeleestavadeitado em suacama. Logodepoiseleescreveu o sonho, fazendo um resumo de todas as coisas.
4 — O primeiroeracomo um leão e tinhaasas de águia. Enquanto eu olhava, as suasasasforamarrancadas, elefoilevantado da terra e posto em pé, paraqueandassecomohomem; e foidada a eleumamentehumana.
5 — A seguir, apareceu o segundoanimal, semelhante a um urso, o qual se levantousobre um dosseuslados. Na boca, entre os dentes, traziatrêscostelas. E lhediziam: “Levante-se e devoremuitacarne.”
6 — Depoisdisto, continueiolhando, e eisqueapareceuoutroanimal, semelhante a um leopardo. Tinhanascostasquatroasas de ave. Esteanimaltinhatambémquatrocabeças, e foi-lhedadodomínio.
7 — Depoisdisto, eu continuavaolhandonasvisões da noite, e apareceu o quartoanimal, terrível, espantoso e muitoforte. Tinhagrandesdentes de ferro. Eledevorava, fazia em pedaços e pisavacom os pés o quesobrava. Eradiferente de todos os animaisqueapareceramantesdele e tinhadezchifres.
8 — Enquanto eu observava os chifres, eisqueentreelessubiuoutrochifre, pequeno, diante do qualtrêsdosprimeiroschifresforamarrancados. E eisquenestechifrehaviaolhos, comoolhos de serhumano, e umabocaquefalavacomarrogância.
9 “Continueiolhando, atéqueforampostosunstronos, e o Ancião de Dias se assentou. Suaroupaerabrancacomo a neve, e os cabelos da cabeçaeramcomo a lã pura. O seutronoeramchamas de fogo, e as rodas do tronoeramfogoardente.
10 Um rio de fogomanava e saía de diantedele. Milhares de milhares o serviam, e milhões de milhõesestavamdiantedele. Foiinstalada a sessão do tribunal e foramabertos os livros.”
11 — Continueiolhando, porcausa do somdaspalavrasarrogantesque o chifreproferia. Fiqueiolhando e vi que o animalfoimorto, e o seucorpofoidestruído e entregueparaserqueimado.
13 “Eu estavaolhandonasminhasvisões da noite. E eisquevinhacom as nuvens do céualguémcomo um filho do homem. Ele se dirigiu ao Ancião de Dias, e o fizeramchegaratéele.
14Foi-lhedado o domínio, a glória e o reino, paraque as pessoas de todos os povos, nações e línguas o servissem. O seudomínio é domínioeterno, quenãopassará, e o seureinojamaisserádestruído.”
16Então me dirigi a um dosqueestavamaliperto e lhepedi a verdade a respeito de tudoisso. Elefaloucomigo e me fezsaber a interpretaçãodascoisas:17 “Estesgrandesanimais, quesãoquatro, sãoquatroreisque se levantarão da terra.
19 — Entãotivedesejo de conhecer a verdade a respeito do quartoanimal, queeradiferente de todos os outros, muitoterrível, cujosdenteseram de ferro, cujasgarraseram de bronze, quedevorava, fazia em pedaços e pisavacom os pés o quesobrava.
20Tambémquissaber a respeitodosdezchifresqueeletinha na cabeça e do outrochifrequesubiu, diante do qualcaíramtrêschifres, ou seja, aquelechifrequetinhaolhos e umabocaquefalavacomarrogância e quepareciamaisforte do que os outroschifres.
23 — Entãoeledisse: “O quartoanimalserá um quartoreino na terra, queserádiferente de todos os outrosreinos. Eledevorarátoda a terra, e a pisarácom os pés, e a fará em pedaços.
24 Os dezchifrescorrespondem a dezreisque se levantarãodaquelereino. Depoisdeles, se levantaráoutrorei, queserádiferentedosprimeiros, e derrotarátrêsreis.
25Elefalarácontra o Altíssimo, oprimirá os santos do Altíssimo e tentarámudar os tempos e a lei; e os santosserãoentreguesnasmãosdelepor um tempo, tempos e metade de um tempo.
27 O reino, o domínio e a majestadedosreinosdebaixo de todo o céuserãodados ao povodossantos do Altíssimo. O seureinoserá um reinoeterno e todos os domínios o servirão e lheobedecerão.”
28 — Aquitermina a explicação. Quanto a mim, Daniel, os meuspensamentosmuito me perturbaram, e o meurosto se empalideceu. Masguardeiestascoisas em meucoração.
Nenhum comentário ainda.