4Voulhescontaressascoisasparavocêspoderempassaradiante a históriadosmilagresmaravilhososque o SENHORrealizou e do seugrandepoder, contandoaosseusfilhos e netos.
6Assim, cadanovageraçãosaberia a vontade do Senhor e ensinaria à geraçãoseguinte,7paraquesemprecolocassem a suaconfiança em Deus e nuncaesquecessemdosseusgrandesfeitos, obedecendofielmente os mandamentos do Senhor.
21Quando o SENHORouviuisso, se enfureceu. Castigou os rebeldesmandandofogo do céu, e mostrou a suairacontraIsrael,22porque os israelitasnãocreramnele, nemconfiaram em DeuscomoseuSalvador na hora da dificuldade.
30Masantes de ficaremsatisfeitos, enquantoaindaestavamcomendo,31acendeu-se a ira de Deus; elemandouseucastigo, e algunsdoshomensmaisfortes de Israelmorreram, os melhoresjovens de Israel.
36Masessaadoraçãoera da bocaparaforaprocurandoenganar a Deus;37seuscoraçõesnãopertenciamcompletamente a Deus, e elesnãocumpriam a aliançafeitacom o Senhor.
38 No entanto, Deusfoicompassivo e perdoou os pecados do povo em vez de destruí-lo. Váriasvezeseleconteve a suaira e o seufuror,39poislembravaqueeramhomens, meroshomensmortais, cujavidasomenuminstantecomo a brisapassageiraquenãoretorna.
44Quandotransformou em sangue as águasdosrios do Egito, nãohavendoáguapara os egípciosbeberem;45 e enviouenxames de moscasque os devoravam, e rãsqueinvadiramtodo o país e causaramgrandedestruição;46quandoentregou as colheitas às lagartas e o fruto do seutrabalhoaosgafanhotos,47 e destruiu as plantações de uvaspelachuva de pedras e suasfigueirascomgeadas;48durante as tempestades, as pedras e os raiosmatarammuitosanimaisdosrebanhosegípcios.
56Masapesar de todasessasbênçãos, continuaram a serrebeldes e desobedientes a Deus; abusaram da paciência do Altíssimo, deixando de cumprir a suavontade.
60Porisso, abandonou o Tabernáculo de Siló, o lugarqueera a suacasaentre os homens,61 e deixouque a arca da aliança, o símbolo da glória e poder de Deus, fosseconquistadapelosinimigos de Israel.
Nenhum comentário ainda.