1ENTÃOcongregouSalomão os anciãos de Israel, e todos os cabeçasdastribos, os chefesdospaisdosfilhos de Israel, diante de si em Jerusalém; parafazeremsubir a arca da aliança do SENHOR da cidade de Davi, que é Sião.
4 E trouxeram a arca do SENHORparacima, e o tabernáculo da congregação, juntamentecomtodos os objetossagradosquehavia no tabernáculo; assim os trouxeramparacima os sacerdotes e os levitas.
5 E o reiSalomão, e toda a congregação de Israelque se congregara a ele, estavacomelediante da arca, sacrificandoovelhas e vacas, quenão se podiamcontarnemnumerarpelasuaquantidade.
8 E os varaissobressaíramtanto, que as pontasdosvarais se viamdesde o santuáriodiante do oráculo, porém de foranão se viam; e ficaramaliaté ao dia de hoje.
9 Na arcanadahavia, senão só as duastábuas de pedra, queMoisésalipuserajunto a Horebe, quando o SENHORfez a aliançacom os filhos de Israel, saindoeles da terra do Egito.
15 E disse: Benditoseja o SENHORDeus de Israel, quefaloupelasuaboca a Davi, meupai, e pelasuamão o cumpriu, dizendo:16Desde o dia em que eu tirei o meupovoIsrael do Egito, nãoescolhicidadealguma de todas as tribos de Israel, paraedificaralgumacasaparaaliestabelecer o meunome; porémescolhi a Davi, paraquepresidissesobre o meupovoIsrael.
20Assimconfirmou o SENHOR a suapalavraquefalou; porque me levantei em lugar de Davi, meupai, e me assentei no trono de Israel, comotemfalado o SENHOR; e edifiqueiumacasa ao nome do SENHORDeus de Israel.
22 E pôs-se Salomãodiante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suasmãospara os céus,23 E disse: Ó SENHORDeus de Israel, não há Deuscomo tu, em cimanoscéusnem em baixo na terra; queguardas a aliança e a beneficência a teusservosqueandamcomtodo o seucoraçãodiante de ti.
25Agora, pois, ó SENHORDeus de Israel, guarda a teuservoDavi, meupai, o quelhefalaste, dizendo: Não te faltarásucessordiante de mim, que se assente no trono de Israel; somentequeteusfilhosguardem o seucaminho, paraandaremdiante de mimcomo tu andastediante de mim.
29Paraque os teusolhosnoite e diaestejamabertossobreestacasa, sobreestelugar, do qualdisseste: O meunomeestaráali; paraouvires a oraçãoque o teuservofizernestelugar.
31Quandoalguémpecarcontra o seupróximo, e puseremsobreelejuramento de maldição, fazendo-o jurar, e vierjuramento de maldiçãodiante do teualtarnestacasa,32Ouve tu, então, noscéus e age e julga a teusservos, condenando ao injusto, fazendorecair o seuprocedersobre a suacabeça, e justificando ao justo, rendendo-lhesegundo a suajustiça.
33Quando o teupovoIsraelforferidodiante do inimigo, porterpecadocontra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teunome, e orarem e suplicarem a ti nestacasa,34Ouve tu entãonoscéus, e perdoa o pecado do teupovoIsrael, e torna-o a levar à terraquetensdado a seuspais.
35Quando os céus se fechar, e nãohouverchuva, porterempecadocontra ti, e oraremnestelugar, e confessarem o teunome, e se converteremdosseuspecados, havendo-os tu afligido,36Ouve tu entãonoscéus, e perdoa o pecado de teusservos e do teupovoIsrael, ensinando-lhes o bomcaminho em queandem, e dá chuva na tuaterraquedeste ao teupovo em herança.
37Quandohouverfome na terra, quandohouverpeste, quandohouverqueima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão, quando o seuinimigo o cercar na terradassuasportas, ou houveralgumapraga ou doença,38Toda a oração, toda a súplica, quequalquerhomem de todo o teupovoIsraelfizer, conhecendocada um a chaga do seucoração, e estendendo as suasmãosparaestacasa,39Ouve tu entãonoscéus, assento da tuahabitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seuscaminhos, e segundovires o seucoração, porque só tu conheces o coração de todos os filhosdoshomens.
41 E tambémouve ao estrangeiro, quenãofor do teupovoIsrael, quandovier de terrasremotas, poramor do teunome42 (Porqueouvirão do teugrandenome, e da tuafortemão, e do teubraçoestendido), e vierorarvoltadoparaestacasa,43Ouve tu noscéus, assento da tuahabitação, e fazeconforme a tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome, para te temeremcomo o teupovoIsrael, e parasaberemque o teunome é invocadosobreestacasaquetenhoedificado.
44Quando o teupovosair à guerracontra o seuinimigo, pelocaminhoporque os enviares, e orarem ao SENHOR, para o ladodestacidade, que tu elegeste, e destacasa, queedifiquei ao teunome,45Ouve, então, noscéus a suaoração e a suasúplica, e faze-lhesjustiça.
46Quandopecaremcontra ti (poisnão há homemquenãopeque), e tu te indignarescontraeles, e os entregares às mãos do inimigo, de modoque os levem em cativeiropara a terrainimiga, querlonge ou pertoesteja,47 E na terraaondeforemlevados em cativeirocaírem em si, e se converterem, e na terra do seucativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamenteprocedemos, e cometemos iniqüidade,48 E se converterem a ti comtodo o seucoração e comtoda a suaalma, na terra de seusinimigosque os levarem em cativeiro, e orarem a ti para o lado da suaterraquedeste a seuspais, paraestacidadequeelegeste, e paraestacasaqueedifiquei ao teunome;49Ouveentãonoscéus, assento da tuahabitação, a suaoração e a suasúplica, e faze-lhesjustiça.
50 E perdoa ao teupovoquehouverpecadocontra ti, todas as transgressõesquehouveremcometidocontra ti; e dá-lhesmisericórdiaperanteaquelesque os têmcativos, paraquedelestenhamcompaixão.
53Pois tu paratuaherança os elegeste de todos os povos da terra, comotensfaladopeloministério de Moisés, teuservo, quandotiraste a nossospais do Egito, SenhorDEUS.
54Sucedeu, pois, que, acabandoSalomão de fazer ao SENHORestaoração e estasúplica, estando de joelhos e com as mãosestendidaspara os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR.
55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em altavoz, dizendo:56Benditoseja o SENHOR, quedeurepouso ao seupovoIsrael, segundotudo o quedisse; nemuma só palavracaiu de todas as suasboaspalavrasquefaloupeloministério de Moisés, seuservo.
58Inclinando a si o nossocoração, paraandar em todos os seuscaminhos, e paraguardar os seusmandamentos, e os seusestatutos, e os seusjuízosqueordenou a nossospais.
59 E queestasminhaspalavras, comquesupliqueiperante o SENHOR, estejamperto, diante do SENHORnossoDeus, de dia e de noite, paraqueexecute o juízo do seuservo e o juízo do seupovoIsrael, a cadaqual no seudia.
63 E deuSalomãopara o sacrifíciopacíficoqueofereceu ao SENHOR, vinte e duasmilvacas e cento e vintemilovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israelconsagraram a casa do SENHOR.
64 No mesmodiasantificou o rei o meio do átrioqueestavadiante da casa do SENHOR; porquantoalipreparara os holocaustos e as ofertascom a gorduradossacrifíciospacíficos; porque o altar de cobrequeestavadiante da face do SENHOReramuitopequenoparanelecaberem os holocaustos e as ofertas, e a gorduradossacrifíciospacíficos.
65 No mesmotempocelebrouSalomão a festa, e todo o Israelcomele, umagrandecongregação, desde a entrada de Hamateaté ao rio do Egito, perante a face do SENHORnossoDeus; porsetedias, e maissetedias; catorzedias.
66 E no oitavodiadespediu o povo, e elesabençoaram o rei; então se foram às suastendas, alegres e felizes de coração, porcausa de todo o bemque o SENHORfizera a Daviseuservo, e a Israelseupovo.
Nenhum comentário ainda.