1Então, congregouSalomão os anciãos de Israel e todos os cabeçasdastribos, os príncipesdospais, dentre os filhos de Israel, diante de si em Jerusalém, parafazeremsubir a arca do concerto do SENHOR da Cidade de Davi, que é Sião.
4 E trouxeram a arca do SENHORparacima e o tabernáculo da congregação, juntamentecomtodos os utensíliossagradosquehavia no tabernáculo; assim os trouxeramparacima os sacerdotes e os levitas.
5 E o reiSalomão e toda a congregação de Israelque se congregara a eleestavamtodosdiante da arca, sacrificandoovelhas e vacas, que se nãopodiamcontar, nemnumerarpelamultidão.
8 E os varaissobressaíramtanto, que as pontasdosvarais se viamdesde o santuáriodiante do oráculo; porém de foranão se viam; e ficaramaliaté ao dia de hoje.
9 Na arca, nadahavia, senão só as duastábuas de pedraqueMoisésalipuserajunto a Horebe, quando o SENHORfezaliançacom os filhos de Israel, saindoeles da terra do Egito.
15 E disse: Benditoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quefaloupelasuaboca a Davi, meupai, e pelasuamão o cumpriu, dizendo:16Desde o dia em que eu tirei o meupovo de Israel do Egito, nãoescolhicidadealguma de todas as tribos de Israelparaedificaralgumacasa, paraaliestabelecer o meunome; porémescolhi a Davi, paraquegovernassesobre o meupovo de Israel.
20Assimconfirmou o SENHOR a suapalavraquetinhadito; porque me levantei em lugar de Davi, meupai, e me assentei no trono de Israel, comotemdito o SENHOR; e edifiqueiumacasa ao nome do SENHOR, o Deus de Israel.
22 E pôs-se Salomãodiante do altar do SENHOR, em frente de toda a congregação de Israel, e estendeu as mãospara os céus,23 e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deuscomo tu, em cimanoscéusnemembaixo na terra, queguardas o concerto e a beneficência a teusservosqueandam de todo o seucoraçãodiante de ti;24quecumpristecomteuservoDavi, meupai, o quelhedisseras; porque, com a tuaboca, o disseste e, com a tuamão, o cumpriste, comonestedia se vê.
25Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, faze a teuservoDavi, meupai, o quelhefalaste, dizendo: Não te faltarásucessordiante de mim, que se assente no trono de Israel; somentequeteusfilhosguardem o seucaminho, paraandaremdiante de mimcomo tu andastediante de mim.
28Volve-te, pois, para a oração de teuservo e para a suasúplica, ó SENHOR, meuDeus, paraouvires o clamor e a oraçãoque o teuservo, hoje, fazdiante de ti.
29Paraque os teusolhos, noite e dia, estejamabertossobreestacasa, sobreestelugar, do qualdisseste: O meunomeestaráali; paraouvires a oraçãoque o teuservofizernestelugar.
30Ouve, pois, a súplica do teuservo e do teupovo de Israel, quandooraremnestelugar; tambémouve tu, no lugar da tuahabitaçãonoscéus; ouvetambém e perdoa.
31Quandoalguémpecarcontra o seupróximo, e puseremsobreelejuramento, para o ajuramentarem, e vier o juramentodiante do teualtar, nestacasa,32ouve tu, então, noscéus, e age, e julga os teusservos, condenando ao injusto, fazendorecair o seuprocedersobre a suacabeça, e justificando ao justo, e fazendo-lhesegundo a suajustiça.
33Quando o teupovo de Israelforferidodiante do inimigo, porterpecadocontra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teunome, e orarem, e suplicarem a ti nestacasa,34ouve tu, então, noscéus, e perdoa o pecado do teupovo de Israel, e torna a levá-lo à terraquetensdado a seuspais.
35Quando os céus se cerrarem, e nãohouverchuva, porterempecadocontra ti, e oraremnestelugar, e confessarem o teunome, e se converteremdosseuspecados, havendo-os tu afligido,36ouve tu, então, noscéus, e perdoa o pecado de teusservos e do teupovo de Israel, ensinando-lhes o bomcaminho em queandem, e dá chuva na terraquedeste ao teupovo em herança.
37Quandohouverfome na terra, quandohouverpeste, quandohouverqueima de searas, ferrugem, gafanhotos e pulgão, quando o seuinimigo o cercar na terradassuasportas ou houveralgumapraga ou doença,38todaoração, todasúplicaquequalquerhomem de todo o teupovo de Israelfizer, conhecendocada um a chaga do seucoração e estendendo as mãosparaestacasa,39ouve tu, então, noscéus, assento da tuahabitação, e perdoa, e faze, e dá a cada um conformetodos os seuscaminhos e segundovires o seucoração, porque só tu conheces o coração de todos os filhosdoshomens.
41 E tambémouve ao estrangeiroquenãofor do teupovoIsrael, porémvier de terrasremotas, poramor do teunome42 (porqueouvirão do teugrandenome, e da tuafortemão, e do teubraçoestendido), e vierorar a estacasa.
43Ouve tu noscéus, assento da tuahabitação, e fazeconformetudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome, para te temeremcomo o teupovo de Israel e parasaberemque o teunome é invocadosobreestacasaquetenhoedificado.
44Quando o teupovosair à guerracontra o seuinimigo, pelocaminhoporque os enviares, e orarem ao SENHOR, para a bandadestacidadeque tu elegeste e destacasaqueedifiquei ao teunome,45ouve, então, noscéus a suaoração e a suasúplica e faze-lhesjustiça.
46Quandopecaremcontra ti (poisnão há homemquenãopeque), e tu te indignarescontraeles, e os entregaresnasmãos do inimigo, paraque os que os cativarem os levem em cativeiro à terra do inimigo, querlonge ou pertoesteja;47 e, na terraaondeforemlevados em cativeiro, tornarem em si, e se converterem, e na terra do seucativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamenteagimos, e cometemosiniquidade;48 e, se converterem a ti de todo o seucoração e de toda a suaalma, na terra de seusinimigosque os levaram em cativeiro, e orarem a ti para a banda da terraquedeste a seuspais, paraestacidadequeelegeste e paraestacasaqueedifiquei ao teunome;49ouve, então, noscéus, assento da tuahabitação, a suaoração e a suasúplica, e faze-lhesjustiça,50 e perdoa ao teupovoquehouverpecadocontra ti todas as suasprevaricaçõescomquehouveremprevaricadocontra ti; e faze-lhesmisericórdiaperanteaquelesque os têmcativos, paraquedelestenhamcompaixão.
51Porquesão o teupovo e a tuaherançaquetiraste da terra do Egito, do meio do forno de ferro,52paraqueteusolhosestejamabertos à súplica do teuservo e à súplica do teupovo de Israel, a fim de os ouvires em tudoquantoclamarem a ti.
53Pois tu, paratuaherança, os elegeste de todos os povos da terra, comotensditopeloministério de Moisés, teuservo, quandotiraste os nossospais do Egito, SenhorJEOVÁ.
54Sucedeu, pois, que, acabandoSalomão de fazer ao SENHORestaoração e estasúplica, estando de joelhos e com as mãosestendidaspara os céus, se levantou de diante do altar do SENHOR,55 e pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em altavoz, dizendo:56Benditoseja o SENHOR, quedeurepouso ao seupovo de Israel, segundotudo o quedisse; nemuma só palavracaiu de todas as suasboaspalavrasquefaloupeloministério de Moisés, seuservo.
57 O SENHOR, nossoDeus, sejaconosco, comofoicomnossospais; nãonosdesampare e nãonosdeixe,58inclinando a si o nossocoração, paraandar em todos os seuscaminhos e paraguardar os seusmandamentos, e os seusestatutos, e os seusjuízosqueordenou a nossospais.
59 E queestasminhaspalavrascomquesupliqueiperante o SENHORestejamperto, diante do SENHOR, nossoDeus, de dia e de noite, paraqueexecute o juízo do seuservo e o juízo do seupovo de Israel, a cadaqual no seudia,60paraquetodos os povos da terrasaibamque o SENHOR é Deus e quenão há outro.
63 E ofereceuSalomão em sacrifíciopacífico o quesacrificou ao SENHOR, vinte e duasmilvacas e cento e vintemilovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israelconsagraram a Casa do SENHOR.
64 No mesmodia, santificou o rei o meio do átrioqueestavadiante da Casa do SENHOR; porquantoalipreparara os holocaustos e as ofertascom a gorduradossacrifíciospacíficos; porque o altar de cobrequeestavadiante da face do SENHOReramuitopequenoparanelecaberem os holocaustos, e as ofertas, e a gorduradossacrifíciospacíficos.
65 No mesmotempo, celebrouSalomão a festa, e todo o Israel, comele, umagrandecongregação, desde a entrada de Hamateaté ao rio do Egito, perante a face do SENHOR, nossoDeus, porsetedias e maissetedias, catorzedias.
66 E, no oitavodia, despediu o povo, e elesabençoaram o rei; então, se foram às suastendas, alegres e contentes de coração, porcausa de todo o bemque o SENHORfizera a Davi, seuservo, e a Israel, seupovo.
Nenhum comentário ainda.