1Salomãoreuniu em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os líderesdastribos, os chefesdasfamíliasdosisraelitas, paratrazerem a arca da aliança do SENHOR da Cidade de Davi, que é Sião.
3Quandotodos os anciãos de Israelchegaram, os sacerdotescarregaram a arca;4 e trouxeramparacima a arca do SENHOR e a tenda da revelação, comtodos os utensíliossagradosquehavia na tenda; os sacerdotes e os levitas os trouxeramparacima.
5 O reiSalomão e toda a comunidade de Israel, quehavia se reunido a ele, estavamdiante da arca e sacrificavamtantasovelhas e boisquenem se podiamcontar.
9 Na arcanãohavianadaalémdasduastábuas de pedraqueMoisésguardoualiquando o SENHORfezumaaliançacom os israelitasjunto a Horebe, depois de saírem da terra do Egito.
10Quando os sacerdotessaíram do santuário, umanuvemencheu o templo do SENHOR;11 de modoque os sacerdotesnãoconseguiampermanecer em pé paraministrarem, porcausa da nuvem; porque a glória do SENHORenchera o templo do SENHOR.
15 E Salomãodisse: Benditoseja o SENHOR, Deus de Israel, quefaloupelasuaboca a Davi, meupai, e pelasuamãocumpriu a palavraquedisse:16Desde o dia em quetirei o meupovoIsrael do Egito, nãoescolhicidadealguma de todas as tribos de Israelpara se edificarali um templopara o meunome; masescolhiDaviparagovernarsobre o meupovoIsrael.
20 O SENHORcumpriu o quehaviaprometido; porque eu me levantei em lugar de Davi, meupai, e me assentei no trono de Israel, como o SENHORhaviaprometido, e edifiquei um templo ao nome do SENHOR, Deus de Israel.
22Depois, Salomãopôs-se diante do altar do SENHOR, em frente de toda a comunidade de Israel e, estendendo as mãospara os céus,23disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deuscomo tu, em cima no céunemembaixo na terra, queguardas a aliançafielparacom os teusservosque de todocoraçãoandam na tuapresença;24quecumpristecomteuservoDavi, meupai, o quelheprometeste; porquecom a tuaboca o disseste, e com a tuamão o cumpriste, como se vê nestedia.
25Agora, ó SENHOR, Deus de Israel, faze a teuservoDavi, meupai, o quelheprometeste ao dizeres: Não te faltarádiante de mimsucessor, que se assente no trono de Israel, contantoqueteusfilhosguardem o seucaminho, paraandarem na minhapresençacomo tu andaste.
28Porém, atende à oração de teuservo e à suasúplica, ó SENHOR, meuDeus, paraouvires o clamor e a oraçãoque o teuservohojefazdiante de ti;29paraque os teusolhosestejamatentosnoite e diaparaestetemplo, paraestelugar, do qualdisseste: O meunomeestaráali; paraouvires a oraçãoque o teuservofizer, voltadoparaestelugar.
31 Se alguémpecarcontra o seupróximo, e lheforexigidoquejure, e elevierjurardiante do teualtarnestetemplo,32ouveentão do céu, age e julga os teusservos. Condena o culpado, fazendorecairsobre a suacabeça o seuproceder, e inocenta o justo, retribuindo-lhesegundo a suajustiça.
33Quando o teupovoIsraelforderrotadodiante do inimigoporterpecadocontra ti; se elesvoltarempara ti e confessarem o teunome, e orarem e fizeremsúplicas a ti nestetemplo,34ouveentão do céu e perdoa o pecado do teupovoIsrael e torna a trazê-lo à terraquedesteaosseuspais.
35Quando o céu se fechar e nãohouverchuva, porcausa do pecadocontra ti, e elesorarem, voltadosparaestelugar, e confessarem o teunome, e se converteremdosseuspecados, quando tu os afligires,36ouveentão do céu e perdoa o pecadodosteusservos e do teupovoIsrael, ensinando-lhes o bomcaminho em quedevemandar; e enviachuvasobre a tuaterraquedeste ao teupovoporherança.
37 Se houver na terrafome ou praga, se houverseca ou ferrugem, gafanhotos ou lagarta; se o seuinimigo os cercar na terradassuascidades; sejaqualfor a praga ou doençaquehouver;38todaoração, todasúplicaquequalquerindivíduo ou todo o teupovoIsraelfizer, conhecendocada um a aflição do seucoração e estendendo as suasmãosparaestetemplo,39ouveentão do céu, lugar da tuahabitação, perdoa e age, retribuindo a cada um conformetodo o seuproceder, segundovires no coração. Só tu conheces o coração de todos os filhosdoshomens.
41Tambémquando o estrangeiro, quenãopertence ao teupovoIsrael, vier de terrasremotasporamor do teunome42 (porqueouvirão do teugrandenome, da tuafortemão e do teubraçoestendido), quandovierorarvoltadoparaestetemplo,43ouve do céu, lugar da tuahabitação, e fazeconformetudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome e te temamcomo o teupovoIsrael e saibamqueestetemploqueedifiquei é chamadopeloteunome.
44Quando o teupovosair à guerracontra os seusinimigos, sejaqualfor o caminhopeloqual o enviares, e orar ao SENHOR, voltadopara a cidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,45ouve do céu a suaoração e a suasúplica e defende a suacausa.
46Quandopecaremcontra ti, poisnão há homemquenãopeque, e tu te indignarescontraeles e os entregares ao inimigo, de modoque os levem em cativeiropara a terrainimiga, distante ou próxima;47 se na terraaondeforemlevados em cativeirocaírem em si e se converterem, e na terra do seucativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, nosdesviamos e agimoscommaldade;48 se voltarem a ti de todo o coração e de toda a alma, na terra de seusinimigosque os tenhamlevado em cativeiro, e orarem a ti, voltadospara a suaterra, quedesteaosseuspais, para a cidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,49ouve do céu, lugar da tuahabitação, a suaoração e a suasúplica e defende a suacausa;50perdoa o teupovoquepecarcontra ti, perdoatodas as transgressõesquetiveremcometidocontra ti, e queelesalcancemmisericórdia da partedosque os levaremcativos, paraque se compadeçamdeles;51porquesão o teupovo e a tuaherança, quetiraste da terra do Egito, do meio da fornalha de fundirferro.
53Pois tu, ó SenhorDeus, os separastedentretodos os povos da terraparaserem a tuaherançacomofalasteporintermédio de Moisés, teuservo, quandotirastenossospais do Egito.
54Depoisqueterminou de orar e suplicar ao SENHOR, estando de joelhos e com as mãosestendidaspara os céus, Salomão se levantou de diante do altar do SENHOR,55colocou-se em pé e abençoou em altavoz a toda a comunidade de Israel, dizendo:56Benditoseja o SENHOR, quedeudescanso ao seupovoIsrael, segundotudo o quedisse; nãofalhounemsequeruma de todas as boaspalavrasquefalouporintermédio de Moisés, seuservo.
57 O SENHOR, nossoDeus, sejaconosco, comofoicomnossospais; nãonosdeixe, nemnosabandone;58masinclinepara si os nossoscorações, paraandarmos em todos os seuscaminhos e guardarmos os seusmandamentos, os seusestatutos e os seuspreceitos, queordenouaosnossospais.
59 E queestasminhaspalavras, comquesupliqueiperante o SENHOR, estejampresentes, diante do SENHOR, nossoDeus, de dia e de noite, paraqueeledefenda a causa do seuservo e a causa do seupovoIsrael, conformeprecisarem,60paraquetodos os povos da terrasaibamque o SENHOR é Deus e quenão há outro.
63Para o sacrifíciopacíficoqueofereceu ao SENHOR, Salomãodeuvinte e doismilbois e cento e vintemilovelhas. Assim, o rei e todos os israelitasconsagraram o templo do SENHOR.
64 No mesmodia, o reisantificou o meio do pátioqueficava na frente do templo; porquealiofereceu o holocausto, a oferta de cereais e a gorduradasofertaspacíficas, já que o altar de bronzequeestádiante do SENHOReramuitopequenoparacaberemnele o holocausto, a oferta de cereais e a gorduradasofertaspacíficas.
65 Na mesmaocasião, Salomãocelebrou a festajuntamentecomtodo o Israel, umagrandecomunidade, vindadesdeLebo-Hamateaté o rio do Egito. Celebraram na presença do SENHOR, nossoDeus, durantesetedias, alémdosprimeirossetedias, totalizandocatorzedias.
66 No oitavodia, eledespediu o povo, e todosbendisseram o rei. E todosvoltaramparacasacontentes e de coraçãoalegre, porcausa de todo o bemque o SENHORhaviafeito a seuservoDavi e a seupovoIsrael.
Nenhum comentário ainda.