1Então o reiSalomãoreuniu em Jerusalém os anciãos, líderes, autoridades de Israel, e todos os chefesdasfamíliasisraelitas, paratransportarem de Sião, a Cidade de Davi, a Arca da Aliança de Yahweh.
3Quandotodos os líderes de Israelchegaram os sacerdotestomaram a Arca de Yahweh4 e a Tenda do Encontrocomtodos os seusutensíliossagrados, quenelaficavam, e a levaram. Coubeaossacerdotes e levitas o transporte de todos os objetossagrados.
5 O reiSalomão e toda a comunidadeisraelita, que se haviacongregado a elediante da Arca, sacrificaramtantasovelhas e tantosboisquenemconseguiramcontar.
6 Os sacerdotestransportaram a Arca da Aliança de Yahwehpara o Debir, seuespaçoreservado no SantodosSantos do Templo, e a depositaramdebaixodasgrandesasasdosquerubins.
8Essesvaraiseramtãolongosque as suaspontas, que se estendiamparafora da Arca, podiamserobservadas do Debir, a frente do SantodosSantosmasnão se conseguiaavistá-las de qualqueroutraparte.
9Dentro da Arcaestavamexclusivamente as duasTábuas de PedraqueMoisés, quandoestava no monteHorebe, tinhadepositado na Arca. No dia em queYahwehestabeleceuumaaliançacom os israelitasdepois de haveremsidolibertos e partido do Egito.
10Ora, assimque os sacerdotes se retiraram do SantodosSantos, a Nuvemencheu o Templo de Yahweh,11 de modoque os própriossacerdotesnãopuderamcontinuar o seuserviçoritual, pois a Glória do SENHORtomouporcompleto o Templo de Yahweh!
15 E eledeclarou: “BenditosejaYahweh, o SENHOR, o Deus de Israel, querealizouporsuamão o que, comsuaboca, prometera a meupaiDavi, afirmando:16 ‘Desde o dia em quefizsairmeupovoIsrael do Egitonãoescolhiumacidade, dentretodas as tribos de Israel, paranela se construirumacasaondeestariameuNome, masescolhiDaviparacomandarIsraelmeupovo!’
17MeupaiDaviteve em seucoração o propósito de construirumaCasaparaYahweh, o Nome do SENHOR, Deus de Israel,18entretanto, o SENHORrevelou a meupaiDavi: ‘PlanejasteedificarumaCasa em homenagem ao meuNome e fizestebem.
20 E Yahwehfezcomque a suapalavra se tornasserealidade: sucedi a meupaiDavi e tomeiposse do trono de Israelcomoprometera o SENHOR, edifiquei a Casapara o Nome de Yahweh, Deus de Israel,21 e nelapreparei um Lugarpara a Arca, na qual se encontradepositada a AliançaqueYahwehfirmoucomnossosantepassados na época em que os fezsair da terra do Egito!”
22Logodepois, Salomãopostou-se diante do altar do SENHOR, na presença de toda a assembleia de Israel; estendeu as mãos em direção ao céu,23 e orou: “Yahweh, Deus de Israel! NãoexistenenhumDeussemelhante a ti lá nosmaisaltoscéus, nem cá embaixosobretoda a terra! Tu quepreservas a tuaAliança de Amorcom os teusservosque, de todo o coração, andamsegundo a tuavontade.
25 E agora, ó SENHOR, Deus de Israel, mantém a teuservoDavi, meupai, a promessaquelhefizeste, ao declarar: ‘Jamais te faltará um descendentediante de mim, que se assente no trono de Israel, contantoqueteusfilhostenhamtotalcuidado de caminhar de acordocom as minhasorientações, como tu tensprocedidodiante de mim!’
27MasseráqueDeuspodehabitar, de fato, na terracom os sereshumanos? Os céus, mesmo os maislongínquos, nãopodemcircunscrever-te. IncomparavelmentemenosestaCasaqueconstruí!
28Aindaassim, inclinateusouvidos à oração e à suplica do teuservo e ao seupedido de misericórdia, ó Yahweh, SENHOR, meuDeus. Atentapara o clamor e a preceque o teuservofazhoje na tuapresença.
29Queteusolhosestejamobservandodia e noiteesteTemplo, contemplandoestelugar do qualafirmaste: ‘MeuNomeestarápresente lá!’ Ouve, portanto, o rogoqueteuservofizervoltado na direçãodesteLugar.
30Ouvedesde os maisaltoscéus, lugar da tuaperenehabitação, o clamor do teuservo e de Israel, o teupovo, semprequeoraremvoltadosparaesteLugar, e, quandoouvires, conceda-lhes o teuperdão.
31 Se alguémpecarcontraseupróximo e estepronunciarsobreele um juramento e lheforexigidoquejure, e elevier a jurardiante do teualtarnesteTemplo,32ouveentão do céu, opera e julga os teusservos. Condena o culpado, fazendorecairsobresuacabeça a suaprópriaatitudemaldosa, e inocenta o justo, retribuindo-lhe de acordocom a suajustiça.
33QuandoIsrael, o teupovo, forvencidodiante do inimigo, porhaverpecadocontra ti, se ele se converter, louvarteuNome, orar e suplicar a ti nesteTemplo,34escuta no céu, perdoa o pecado de Israel, teupovo, e reconduze-o à terraquedeste a seuspais.
35Quando o céu se fechar e nãohouverchuvaporteremelespecadocontra ti, se elesoraremnestelugar, louvarem o teuNome e se arrependerem de seupecado, por os teresafligido,36escuta no céu, perdoa o pecado de teuservo e do teupovoIsrael. Tu lhesindicarás o caminhoretoquedevemseguir, e regacomchuva a terraquedeste em herança a teupovo.
37Quando a terrasofrer a fome, a peste, a ferrugem e mofo; o ataquedosgafanhotosperegrinos e daslagartasdevastadoras, ou aindaquando os inimigossitiaremsuascidades, quando em meio a qualquerpraga ou epidemia,38umapalavra de oração ou precepormisericórdiaforelevada a ti por um israelita ou portodo o Israel, teupovo, cadapessoasofrendocomsuasprópriasaflições e dores, estendendo as mãos na direçãodesteTemplo,39ouvedosaltoscéus, o espaço da tuahabitação. Perdoa e age; retribui a cada um segundo o seuproceder, poisconheces o seucoração. És o Únicoqueconhecesplenamente as intenções do coração de todos.
41Tambémquanto ao estrangeiro, quenãopertence à linhagem de Israel, o teupovo, e queveio de umaterradistanteporcausa do teuNome –42porque, eisqueouvirãofalar do deumagníficoNome, da tuaboa e poderosamão e do teubraçoforte – quandoestepovovier e orarvoltadoparaesteTemplo,43ouvedoscéus, espaço da tuahabitação, e atende às súplicas do estrangeiro, a fim de quetodos os povos da terrasejamesclarecidosquanto ao teuNome e passem a te amar e temer, comoprocedeIsrael, o teupovo, e saibamelesqueesteTemploqueedifiqueitraz o teuNome.
44 Se o teupovosair à guerracontraseusinimigos, pelocaminhoque o enviar e eleorar, voltadopara a cidadequeescolheste e para o Temploqueconstruí em homenagem ao teuNome,45escutanosaltoscéus a suaprece e suasúplica e atende a suacausa.
46Quandotiverempecadocontra ti, poisnão há serhumanoalgumquenãopeque, e ficaresiradocom a atitudedeles e os entregaresnasmãos de seusinimigo, que os detenha e os levecomoescravospara a suaterra, sejaestadistante ou próxima;47 se na terraparaondeforemlevadoscativosreconheceremseuserros e se converterem, e em meio a terra do seucativeiro te confessarem: “Pecamos, nosdesviamos e agimoscommaldade!”
48 E se buscarem a ti de todo o coração e de toda a alma, na terra de seusinimigosque os tenhamlevadocomoescravos, e orarem a ti, voltadospara a suaterra, quedeste a seuspais, para a cidadequeescolheste e para o Temploqueedifiquei ao teuNome,49escutadosaltoscéusonderesides, a suaoração e a suasúplica e defende a causa do seupovo.
50Perdoa a tuagente os pecadoscometidoscontra ti e todas as revoltas e transgressõesquetiverempraticadocontra a tuapessoa, faze-os encontrargraçadiante de seusdominadores, de modoquerecebamdeles a necessáriamisericórdia;51porquantosão o teupovo e a tuaherança, são os quefizestesair do Egito, daquelafornalha de fundição.
53Poisfoste tu que os separastecomotuaherança, dentretodos os povos da terra, comodeclarastepormeio de tu servoMoisés, quandolibertaste e fizestesair do Egitonossosantepassados, ó SENHOR, Yahweh!”
54AssimqueSalomãoacabou de dirigir a Yahweh, o SENHORDeus, todaessaoração e essasúplica, levantou-se do lugarondeestavaajoelhado, de mãoserguidaspara o céu, diante do altar de Yahweh,55 e pôs-se de pé. Abençoou em altavoztoda a congregação de Israel, exclamando:56 “BenditosejaYahweh, o SENHOR, queconcedeupaz e descanso ao seupovoIsrael, segundotudoquantohaviaprometido; de todas as suasboaspromessasquetransmitiupormeio de seuservoMoisés, nenhumafracassou!
58Fazeicomque de coraçãonosvoltemostotalmenteparaEle, a fim de queandemos em todos os seuscaminhos e obedeçamosaosseusmandamentos, decretos e ordenanças, queprescreveuaosnossosantepassados.
59 E que as palavrasdestemeuclamor ao SENHORtenhamplenaaceitaçãodiante de Yahweh, o nossoDeus, dia e noite, a fim de queseja da suavontadeatender o pleito do seuservo e a causa de Israel, o seupovo, de acordocom a necessidade de cadapessoa.
61Quanto a vós, quesejatodo o vossocoraçãohonestamentededicado a Yahweh, o nossoDeus, paraqueandeis de acordocomseusensinos e decretos, obedecendoaosseusmandamentos, comoacontecehoje!”
63Para o sacrifício de paz e comunhãoqueofereceu ao SENHOR, Salomãodeuvinte e doismilbois e cento e vintemilovelhas. Destemodo, o rei e todos os israelitasconsagraram o Templo a Yahweh.
64 No mesmodia, o reiconsagrou a partecentral do pátioqueficava em frente do TemplodeYahweh, a Casa do Eterno, e aliofereceu o holocausto, quesão os sacrifíciostotalmentequeimados, a oferta de cereais e a gorduradasofertaspacíficas, umavezque o altar de bronze, queestavadiante de Yahweh, erapequenodemaisparacontertodo o holocausto, a oblação e as gordurasdossacrifícios de pacíficos.
65Nestaocasião, Salomãocelebrou a FestadosTabernáculos, e todo o Israelcomele; houveumagrandeassembleia, commultidõesvindasdesdeLebo-Hamat, Entrada de Hamate, ao norte, até o ribeiroquemarca a fronteiracom o Egito, ao sul.
66 No oitavodiaSalomãodespediu o povo e envioucadapessoa de volta ao seular. Todosrogaram as bênçãos de Deussobre o rei e retornaramparasuascasas, felizes e com o coraçãorepleto de esperançaportodo o bemqueYahwehfizera a seuservoDavi e portodo o Israel, o seupovo.
Nenhum comentário ainda.