1Então o reiSalomãoreuniu em Jerusalém as autoridades de Israel, todos os líderesdastribos e os chefesdasfamíliasisraelitas, paralevarem de Sião, a Cidade de Davi, a arca da aliança do SENHOR.
3Quandotodas as autoridades de Israelchegaram, os sacerdotespegaram4 a arca do SENHOR e a levaram, com a Tenda do Encontro e comtodos os seusutensíliossagrados. Foram os sacerdotes e os levitasquelevaramtudo.
6 Os sacerdoteslevaram a arca da aliança do SENHORpara o seulugar no santuáriointerno do templo, isto é, no LugarSantíssimo, e a colocaramdebaixodasasasdosquerubins.
8Essasvaraseramtãocompridasque as suaspontas, que se estendiamparafora da arca, podiamservistas da frente do santuáriointerno, masnão de foradele; e elasestão lá atéhoje.
9 Na arcahavia só as duastábuas de pedraqueMoiséstinhacolocadoquandoestava em Horebe, onde o SENHORfezumaaliançacom os israelitasdepoisquesaíram do Egito.
10Quando os sacerdotes se retiraram do LugarSanto, umanuvemencheu o templo do SENHOR,11 de formaque os sacerdotesnãopodiamdesempenhar o seuserviço, pois a glória do SENHORencheu o seutemplo.
15 E disse: “Benditoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quecomsuamãocumpriu o quecomsuaprópriabocahaviaprometido a meupai, Davi, quandolhedisse:16 ‘Desde o dia em quetireiIsrael, o meupovo, do Egito, nãoescolhinenhumacidadedastribos de Israelparanelaconstruir um templo em honra ao meunome. MasescolhiDaviparagovernarIsrael, o meupovo’.
18Mas o SENHORlhedisse: ‘Vocêfezbem em ter no coração o plano de construir um templo em honra ao meunome;19 no entanto, nãoserávocêque o construirá, mas o seufilho, queprocederá de você; eleconstruirá o templo em honra ao meunome’.
20 “E o SENHORcumpriu a suapromessa: Sou o sucessor de meupai, Davi, e agoraocupo o trono de Israel, como o SENHORtinhaprometido, e construí o templo em honra ao nome do SENHOR, o Deus de Israel.
22DepoisSalomãocolocou-se diante do altar do SENHOR, diante de toda a assembleia de Israel, levantou as mãospara o céu23 e orou: “SENHOR, Deus de Israel, não há Deuscomo tu em cimanoscéusnemembaixo na terra! Tu queguardas a tuaaliança de amorcom os teusservosque, de todo o coração, andamsegundo a tuavontade.
25 “Agora, SENHOR, Deus de Israel, cumpre a outrapromessaquefizeste a teuservoDavi, meupai, quandodisseste: ‘Vocênuncadeixará de ter, diante de mim, um descendenteque se assente no trono de Israel, se tãosomente os seusdescendentestiverem o cuidado de, em tudo, andaremsegundo a minhavontade, comovocêtemfeito’.
28Aindaassim, atende à oração do teuservo e ao seupedido de misericórdia, ó SENHOR, meuDeus. Ouve o clamor e a oraçãoque o teuservofazhoje na tuapresença.
29Estejam os teusolhosvoltadosdia e noiteparaestetemplo, lugar do qualdissestequeneleporias o teunome, paraqueouças a oraçãoque o teuservofizervoltadoparaestelugar.
30Ouve as súplicas do teuservo e de Israel, o teupovo, quandooraremvoltadosparaestelugar. Ouvedoscéus, lugar da tuahabitação, e, quandoouvires, dá-lhes o teuperdão.
31 “Quando um homempecarcontraseupróximo, tiverquefazer um juramento e vierjurardiante do teualtarnestetemplo,32ouvedoscéus e age. Julga os teusservos; condena o culpado, fazendorecairsobre a suaprópriacabeça a consequência da suaconduta, e declarasemculpa o inocente, dando-lhe o que a suainocênciamerece.
33 “QuandoIsrael, o teupovo, forderrotadopor um inimigoporterpecadocontra ti, voltar-se para ti e invocar o teunome, orando e suplicando a ti nestetemplo,34ouvedoscéus e perdoa o pecado de Israel, o teupovo, e traze-o de volta à terraquedesteaosseusantepassados.
35 “Quando se fechar o céu e nãohouverchuvaporhaver o teupovopecadocontra ti e, se o teupovo, voltadoparaestelugar, invocar o teunome e afastar-se do seupecadopor o haverescastigado,36ouvedoscéus e perdoa o pecadodosteusservos, de Israel, teupovo. Ensina-lhes o caminhocerto e enviachuvasobre a tuaterra, quedesteporherança ao teupovo.
37 “Quandohouverfome ou praga no país, ferrugem e mofo, gafanhotosperegrinos e gafanhotosdevastadores, ou quandoinimigossitiaremsuascidades, quando, em meio a qualquerpraga ou epidemia,38umaoração ou súplicapormisericórdiaforfeitapor um israelita ou portodo o Israel, teupovo, cada um sentindo as suasprópriasaflições e dores, estendendo as mãos na direçãodestetemplo,39ouvedoscéus, o lugar da tuahabitação. Perdoa e age; tratacada um de acordocom o quemerece, vistoqueconheces o seucoração. Sim, só tu conheces o coração do homem.
41 “Quanto ao estrangeiro, quenãopertence a Israel, o teupovo, e queveio de umaterradistanteporcausa do teunome—42poisouvirãoacerca do teugrandenome, da tuamãopoderosa e do teubraçoforte—, quandoelevier e orarvoltadoparaestetemplo,43ouvedoscéus, lugar da tuahabitação, e atende ao pedido do estrangeiro, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome e te temam, comofazIsrael, o teupovo, e saibamqueestetemploqueconstruítraz o teunome.
44 “Quando o teupovofor à guerracontra os seusinimigos, porondequerque tu o enviares, e orar ao SENHORvoltadopara a cidadequeescolheste e para o temploqueconstruí em honra ao teunome,45ouvedoscéus a suaoração e a suasúplica e defende a suacausa.
46 “Quandopecaremcontra ti, poisnão há ninguémquenãopeque, e ficaresiradocomeles e os entregares ao inimigoque os leveprisioneirospara a suaterra, distante ou próxima;47 se elescaírem em si, na terrapara a qualtiveremsidodeportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomosrebeldes’;48 e se lá eles se voltarempara ti de todo o seucoração e de toda a suaalma, na terradosinimigosque os tiveremlevadocomoprisioneiros, e oraremvoltadospara a terraquedesteaosseusantepassados, para a cidadequeescolheste e para o temploqueconstruí em honra ao teunome,49então, desde os céus, o lugar da tuahabitação, ouve a suaoração e a suasúplica e defende a suacausa.
50Perdoa o teupovo, quepecoucontra ti; perdoatodas as transgressõesquecometeramcontra ti e fazecomque os seusconquistadorestenhammisericórdiadeles;51poissão o teupovo e a tuaherança, quetiraste do Egito, da fornalha de fundição.
53Pois tu os escolhestedentretodos os povos da terraparaserem a tuaherança, comodeclarastepormeio do teuservoMoisés, quando tu, ó SoberanoSENHOR, tiraste os nossosantepassados do Egito”.
55Pôs-se em pé e abençoou em altavoztoda a assembleia de Israel, dizendo:56 “Benditoseja o SENHOR, quedeudescanso a Israel, o seupovo, comohaviaprometido. Nãoficousemcumprimentonemuma de todas as boaspromessasqueelefezpormeio do seuservoMoisés.
58 E façacomque de coraçãonosvoltemosparaele, a fim de andarmos em todos os seuscaminhos e obedecermosaosseusmandamentos, decretos e ordenanças, quedeuaosnossosantepassados.
59 E que as palavras da minhasúplica ao SENHORtenhamacesso ao SENHOR, o nossoDeus, dia e noite, paraqueeledefenda a causa do seuservo e a causa de Israel, o seupovo, de acordocom o queprecisarem.
62Então o reiSalomão e todo o Israelofereceramsacrifícios ao SENHOR;63eleofereceu em sacrifício de comunhão ao SENHORvinte e doismilbois e cento e vintemilovelhas. Assim o rei e todos os israelitasfizeram a dedicação do templo do SENHOR.
64Naquelemesmodia o reiconsagrou a partecentral do pátio, queficava na frente do templo do SENHOR, e aliofereceuholocaustos , ofertas de cereal e a gorduradasofertas de comunhão, pois o altar de bronzediante do SENHORerapequenodemaisparacomportar os holocaustos, as ofertas de cereal e a gorduradasofertas de comunhão.
65 E foiassimqueSalomão, comtodo o Israel, celebrou a festanaqueladata; eraumagrandemultidão, gentevindadesdeLebo-Hamateaté o ribeiro do Egito. Celebraram-na diante do SENHOR, o nossoDeus, durantesetedias.
66 No oitavodiaSalomãomandou o povoparacasa. Elesabençoaram o rei e foramembora, jubilosos e de coraçãoalegreportodas as coisasboasque o SENHORhaviafeitoporseuservoDavi e porIsrael, o seupovo.
Nenhum comentário ainda.