4 O carneiroatacavacomchifradasenquantoavançavapara o oeste, para o norte e para o sul. Ninguémconseguiaresistir ao carneironemsalvarsuasvítimas. Elefazia o quebemqueria e cresciamuito.
5Enquanto eu olhavapara o carneiro e pensava no queaquilopoderiasignificar, apareceu de repente, do oeste, um bode. Elecorriatãodepressaquenemchegava a tocar no chão. Essebodetinha um grandechifre, bementre os olhos,6 e atacoufuriosamente o carneiro de doischifresque eu tinhavisto do lado do rio.
7 O bodeestavafurioso e quebrou os doischifres do carneiro, quenãotinhaforçaspararesistir-lhe. O bode o derrubou e pisounele, e ninguémfoicapaz de libertar o carneiro do seupoder.
8 O bodeficoumuitopoderoso e orgulhoso, masquandoestava no máximo de seupoder, o grandechifrefoiquebrado e em seulugarapareceramquatrochifrescompridos, apontandoparaquatrodireçõesdiferentes da terra.
9 De um desseschifresnasceu um chifrepequeno, quecomeçou a crescerbemdevagar, maslogo se tornouforte. Eleatacou o sul e o leste, fazendoguerracontra a terramagnífica.
11Chegou a desafiar o Comandante do exército do céu, interrompendo os sacrifíciosqueeramoferecidosdiariamente a Deus e manchando a pureza do seutemplo.
12Porcausadessarebelião, o exércitodossantos e o sacrifíciodiárioforamdados ao chifre. O resultadodissofoique a verdade e a justiçadesapareceram, e a maldade se espalhou.
13Entãoouvidoisanjosconversando. O primeirodizia: “Quantotempovaipassaratéque a visão do sacrifíciodiáriosejacumprida? Atéquandoirá a rebeliãoquecausadesolação? Quando é que a destruição do templovaiservingada? Quando o exército do céuvaivencer a sualuta?”
15 Eu me esforceiparaentender o quesignificava a visão. De repente, apareceu na minhafrente um serqueparecia um homem16 e ouviumavoz de homem, vinda da outramargem do rioUlai: “Gabriel, ensine a Daniel o significado da visão!”
17Então, Gabrielcomeçou a andar em minhadireção. Mas eu fiqueitãoapavoradoquecaíporterra e escondi o rosto. “Filho do homem”, eledisse, “vocêprecisasaberqueessavisão só vaiacontecer no fimdostempos”.
18 Aí eu desmaiei, caído de bruços no chão. MasGabriel me tocou, me ajudou a levantar19 e disse: “Eu estouaquiparadizer a você o quevaiacontecernosúltimosdias, no tempo da ira, porque o quevocêviuvaiacontecer no fim da história.
22Vocêviu o chifreserquebrado e quatrochifresmenoresaparecerem em seulugar; issosignificaque o ImpérioGregoserádividido em quatropartes, cadaumacomseurei. Masnenhumdelesserátãopoderosocomo o primeiro, o grandechifre.
23 “Quandoessesreinosestiveremchegando ao seufim, quando a rebelião e a maldadetiveremchegado ao máximo, vaisubir ao poder um reimuitomau, astuto, mestre em fazertratos e nãocumprir.
24Eleserámuitopoderoso, masnãopeloseuprópriopoder. Eleserábem-sucedido em tudo o quefizer. Destruirátodos os seusinimigos, mesmo se tiveremgrandesexércitos. Alémdisso, farámuitomal ao povosanto.
25Serátãoastutonassuasmentiras e enganosquevaiderrotarmuitosinimigos, apanhando-os desprevenidos, enquantopensamqueestão em segurança. Aí, ele se acharátãopoderosoquevai se insurgircontra o Príncipedospríncipesnumabatalha. Mas, quandoissoacontecer, elevaiserdestruídonãopelaforçahumana.
26 “Depoisdisso, em seusonho, vocêouviufalar de doismil e trezentosdiasaté o povopoderadorar a Deusnovamente. Essenúmero é exato, nem um dia a mais ou a menos. Masessascoisas só vãoacontecerdaqui a muitotempo. Porisso, vocêdeveguardar em segredo o seusonho”.
27Porcausa de tudoisso, eu, Daniel, fiqueifraco e doenteporváriosdias. Depois, quandomelhorei, voltei a tratardosnegócios do rei. Masaindaestavaperturbadocomminhavisão, semconseguirentendê-la.
Nenhum comentário ainda.