1 E os homens de Efraimlhedisseram: Porquenosservistedessaforma, ao nãonoschamaresquandofostelutarcontra os midianitas? E eles o repreenderamagressivamente.
3Deusentregounasvossasmãos os príncipes de Midiã, Orebe e Zeebe; e o quefuicapaz de fazer em comparaçãoconvosco? Então, a suaira se aplacoudiantedele, quandoeledisseisto.
10Ora, Zeba e Salmunaestavam em Carcor, e comeles os seusexércitos, cerca de quinzemilhomens, todos os queforamdeixados de todos os exércitosdosfilhos do oriente; poisalicaíramcento e vintemilhomensqueempunhavam a espada.
13 E Gideão, o filho de Joás, retornou da batalhaantes de o solnascer,14 e tomou um jovemdoshomens de sucote, e lheindagou; e elelhedescreveu os príncipes de Sucote, e os seusanciãos, queeram: setenta e setehomens.
15 E eleveioaté os homens de Sucote, e disse: VedeaquiZeba e Salmuna, com os quaisvós me repreendestes, dizendo: Estão as mãos de Zeba e Salmuna, agora, na tuamão, paraquedevamosdarpãoaosteushomensqueestãoexaustos?
18Depoiseledisse a Zeba e Salmuna: Quetipos de homenseramaquelesquevósmatáveis em Tabor? E elesresponderam: Assimcomo tu és, tambémerameles: cada um assemelhava- se a um filho de um rei.
21EntãoZeba e Salmunadisseram: Levanta- te e caisobrenós; poiscomo é o homem, também é a suaforça. E Gideãolevantou- se, e matouZeba e Salmuna, e retirou os ornamentosqueestavam no pescoçodosseuscamelos.
22Então os homens de Israeldisseram a Gideão: Governa tu sobrenós, tanto tu, como o teufilho, e o filho do teufilho; pois tu noslibertaste da mão de Midiã.
24 E Gideãolhesdisse: Eu desejaria um favor de vós: que me destes, cadahomem, os brincos do seudespojo. (Poiselestinhambrincos de ouronasorelhas, porqueeramismaelitas.)
26 E o pesodosbrincos de ouroqueelepedirafoi de mil e setecentossiclos; alémdosornamentos, e colares, e vestespúrpurasquevestiam os reis de Midiã, e alémdascorrentesqueestavampendentesnospescoçosdoscamelos.
27 E Gideãofezdisto um éfode, e o pôs na suacidade, em Ofra; e todo o Israelfoipara lá a fim de prostituir-se apósele; o que se tornouumaarmadilhaparaGideão e para a suacasa.
28AssimMidiãfoisubjugadadiantedosfilhos de Israel, de formaqueelesnãomaislevantaram as suascabeças. E a regiãoficousilenciosadurantequarentaanosnosdias de Gideão.
34 E os filhos de Israelnão se lembraram do SenhorseuDeus, que os havialivradodasmãos de todos os seusinimigos em todos os lados;35nemmostrou a suabondade à casa de Jerubaal, a saber, Gideão, segundotoda a bondadequeelehaviamostrado a Israel.
Nenhum comentário ainda.