1 E HAVIA um homem de Benjamim, cujonomeeraQuis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homempoderoso.
2Estetinha um filho, cujonomeeraSaul, moço, e tãobeloqueentre os filhos de Israelnãohaviaoutrohomemmaisbelo do queele; desde os ombrosparacimasobressaía a todo o povo.
3 E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; porissodisseQuis a Saul, seufilho: Tomaagoracontigo um dosmoços, e levanta-te e vaiprocurar as jumentas.
4Passaram, pois, pelamontanha de Efraim, e dalipassaram à terra de Salisa, porémnão as acharam; depoispassaram à terra de Saalim, porémtampoucoestavamali; tambémpassaram à terra de Benjamim, porémtampouco as acharam.
5Vindoelesentão à terra de Zufe, Sauldissepara o seumoço, comquemele ia: Vem, e voltemos; paraqueporventurameupainãodeixe de inquietar-se pelasjumentas e se aflijaporcausa de nós.
6Porémelelhedisse: Eisque há nestacidade um homem de Deus, e homemhonrado é; tudoquantodiz, sucedeassiminfalivelmente; vamo-nosagora lá; porventuranosmostrará o caminhoquedevemosseguir.
7EntãoSauldisse ao seumoço: Eis, porém, se lá formos, quelevaremosentãoàquelehomem? Porque o pão de nossosalforjes se acabou, e presentenenhumtemosparalevar ao homem de Deus; quetemos?
8 E o moçotornou a responder a Saul, e disse: Eisqueainda se acha na minhamão um quarto de um siclo de prata, o qualdarei ao homem de Deus, paraquenosmostre o caminho9 (Antigamente em Israel, indoalguémconsultar a Deus, diziaassim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamavavidente).
12 E elaslhesresponderam, e disseram: Sim, eis aí o tensdiante de ti; apressa-te, pois, porquehojeveio à cidade; porquanto o povotemhojesacrifício no alto.
13Entrandovós na cidade, logo o achareis, antesquesuba ao altoparacomer; porque o povonãocomerá, atéqueelevenha; porqueele é o queabençoa o sacrifício, e depoiscomem os convidados; subi, pois, agora, quehoje o achareis.
15Porque o SENHORrevelaraistoaosouvidos de Samuel, um diaantesqueSaulviesse, dizendo:16Amanhã a estashoras te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qualungirásporcapitãosobre o meupovo de Israel, e elelivrará o meupovo da mãodosfilisteus; porquetenhoolhadopara o meupovo; porque o seuclamorchegou a mim.
19 E Samuelrespondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobediante de mim ao alto, e comeihojecomigo; e pelamanhã te despedirei, e tudoquantoestá no teucoração, to declararei.
20 E quanto às jumentasque há trêsdias se te perderam, nãoocupes o teucoraçãocomelas, porque já se acharam. E paraquem é todo o desejo de Israel? Porventuranão é para ti, e paratoda a casa de teupai?
21EntãorespondeuSaul, e disse: Porventuranãosou eu filho de Benjamim, da menordastribos de Israel? E a minhafamília a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porque, pois, me falascomsemelhantespalavras?
24Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o quehavianela, e pô-la diante de Saul; e disseSamuel: Eisque o quefoireservadoestádiante de ti. Come; porque se guardoupara ti paraestaocasião, dizendo eu: Tenhoconvidado o povo. AssimcomeuSaulaquelediacomSamuel.
26 E se levantaram de madrugada; e sucedeuque, quase ao subir da alva, chamouSamuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te, e despedir-te-ei. Levantou-se Saul, e saíramambosparafora, ele e Samuel.
27 E, descendoelespara a extremidade da cidade, Samueldisse a Saul: Dize ao moçoquepasseadiante de nós (e passou); porém tu esperaagora, e te fareiouvir a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.