1 E havia um homem de Benjamim, cujonomeeraQuis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, filho de um homem de Benjamim, varãoalentado em força.
2Estetinha um filho, cujonomeeraSaul, jovem e tãobelo, queentre os filhos de Israelnãohaviaoutrohomemmaisbelo do queele; desde os ombrosparacima, sobressaía a todo o povo.
3 E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; peloquedisseQuis a Saul, seufilho: Tomaagoracontigo um dosmoços, e levanta-te, e vai a buscar as jumentas.
4Passou, pois, pelamontanha de Efraim e dalipassou à terra de Salisa, porémnão as acharam; depois, passaram à terra de Saalim, porémtampoucoestavamali; tambémpassou à terra de Benjamim, porémtampouco as acharam.
5Vindoeles, então, à terra de Zufe, Sauldissepara o seumoço, comquemele ia: Vem, e voltemos; paraque, porventura, meupainãodeixe de inquietar-se pelasjumentas e se aflijaporcausa de nós.
6Porémelelhedisse: Eisque há nestacidade um homem de Deus, e homemhonrado é; tudoquantodizsucedeassiminfalivelmente; vamo-nosagora lá; porventura, nosmostrará o caminhoquedevemosseguir.
7Então, Sauldisse ao seumoço: Eis, porém, se lá formos, quelevaremos, então, àquelehomem? Porque o pão de nossosalforjes se acabou, e presentenenhumtemosquelevar ao homem de Deus; quetemos?
8 E o moçotornou a responder a Saul e disse: Eisqueainda se acha na minhamão um quarto de um siclo de prata, o qualdarei ao homem de Deus, paraquenosmostre o caminho.
9 (Antigamente em Israel, indoqualquerconsultar a Deus, diziaassim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hojeantigamente se chamavavidente.)
12 E elaslhesresponderam e disseram: Sim, eisaqui o tensdiante de ti; apressa-te, pois, porquehojeveio à cidade; porquanto o povotemhojesacrifício no alto.
13Entrandovós na cidade, logo o achareis, antesquesuba ao altoparacomer; porque o povonãocomeráatéqueelevenha, porqueele é o queabençoa o sacrifício, e depoiscomem os convidados; subi, pois, agora, quehoje o achareis.
15Porque o SENHOR o revelaraaosouvidos de Samuel, um diaantesqueSaulviesse, dizendo:16Amanhã, a estashoras, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qualungirásporcapitãosobre o meupovo de Israel, e elelivrará o meupovo da mãodosfilisteus; porquetenhoolhadopara o meupovo, porque o clamorchegou a mim.
19 E Samuelrespondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobediante de mim ao alto; e comeihojecomigo; e pelamanhã te despedirei e tudoquantoestá no teucoração to declararei.
20 E, quanto às jumentasque há trêsdias se te perderam, nãoocupes o teucoraçãocomelas, porque já se acharam. E paraquem é todo o desejo de Israel? Porventura, não é para ti e paratoda a casa de teupai?
21Então, respondeuSaul e disse: Porventura, nãosou eu filho de Benjamim, da menordastribos de Israel? E a minhafamília, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porque, pois, me falascomsemelhantespalavras?
24Levantou, pois, o cozinheiro a espáduacom o quehavianela, e pô-la diante de Saul, e disseSamuel: Eisqueisto é o sobejo; põe-no diante de ti e come, porque se guardoupara ti paraestaocasião, dizendo eu: Tenhoconvidado o povo. Assim, comeuSaulaquelediacomSamuel.
26 E se levantaram de madrugada; e sucedeuque, quase ao subir da alva, chamouSamuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te, e despedir-te-ei. Levantou-se Saul, e saíramparaforaambos, ele e Samuel.
27 E, descendoelespara a extremidade da cidade, Samueldisse a Saul: Dize ao moçoquepasseadiante de nós (e passou); porém, tu, esperaagora, e te fareiouvir a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.