1Havia um homementre o povo da tribo de BenjamimchamadoQuis. Eleerafilho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afias. Quisera um homemabastado e muitoinfluente em suaregião.
2Tinhaele um filhochamadoSaul, um belojovem. Nenhumoutrohaviaentre os filhos de Israelmaisbonito do queele; os rapazesmaisaltoschegavamapenas à alturadosseusombros.
3Certodia, aconteceuquealgumasjumentasquepertenciam a Quis, o pai de Saul, se desgarraram e fugiram. EntãoQuispediu a Saul: “Filho, chama um doscriados e vai à procuradasjumentasdesgarradas.”
4Percorreramtoda a regiãomontanhosa de Efraim e vasculharam a terra de Salisa, masnão as encontraram. Seguirampelasterras de Saalim, contudo as jumentastambémnãoestavam lá. Entãoatravessaramtodo o território de Benjamim, e mesmocomtodoesseesforçonão as acharam.
5Chegando ao distrito de Zufe, sugeriuSaul ao servoque o acompanhava: “Vamosvoltar! Casocontráriomeupaideixará de pensarnasjumentas e começará a se preocuparconosco.”
6Entretanto, o servolheaconselhou: “Nestacidademora um homem de Deusque é muitorespeitado. Tudo o queeledizacontececomcerteza. Vamosaté lá: é bempossívelquenospossaorientarquanto ao caminhoquedevemosseguir!”
7MasSaulponderou ao criado: “Se formos, queofereceremos ao homem? O pão já acabou no alforje, e nadamaistemos a oferecerpelospréstimosdestehomem de Deus. O quepodemosfazer?”
8 O servopediu a palavra e ofereceu a Saul: “Ocorrequeaindatenhocomigocerca de trêsgramas de prata, quedareicomprazer ao homem de Deus, e elenosajudará em nossajornada!”
9 (Nostemposantigos, em Israel, quandoumapessoadesejavasaber a vontade de Deus, costumavadizer: “Vindevamos ao vidente!”, porquantonaquelaépoca se chamava o atual “profeta” de “vidente”.)
12 Ao queelasprontamenteresponderam: “Estásim! Logoaliadiante. Acaba de chegar, um poucoantes de ti. Masapressa-te: eleveio à cidadeporqueaindahojeseráoferecido um sacrifício no altarquefoierguido no monte.
13Assimqueentrardes na cidade, vós o achareisantesquesuba ao altar do monteparacomer. O povonãocomeráantesqueelechegue ao lugaralto, poiseledeveabençoar o sacrifício; depoisdisso, os convidadospoderãocomer à vontade. Subi, pois, depressa e logo o achareis!”
15 No diaanterior à chegada de Saul, o SENHORhaviareveladoisto a Samuel:16 “Amanhã, porvoltadestahora, enviar-te-ei um homem da terra de Benjamim! Unge-o comolídersobreIsrael, o meupovo. Elelibertará o meupovo do domíniodosfilisteus, porquetenhoobservado o sofrimento do meupovo e ouvido os seuspedidos de socorro!”
18 No entanto, Saul se aproximou de Samuel à altura da soleira da porta de entrada da cidade e lherogou: “Porfavor, podesindicar-me ondefica a casa do vidente?”
19 Ao queSamuelrespondeu a Saul: “Sou eu o vidente. Sobeadiante de mim ao lugaraltoondeestá o altar, poishojecomereiscomigo. Amanhã, ao raiar do dia, eu te esclarecereitudoquantohojepreocupa o teucoração!
20Quanto às jumentasque se extraviaram de tuasmãos já há trêsdias, não te aflijasporelas; eisque já foramencontradas. E a quempertencerátudo o que é precioso em Israel, senão a ti e a todafamília de teupai?”
21Saul, espantado, respondeuprontamente: “Porventuranãosou eu um simplesbenjamita, a menordastribos de Israel, e não é a minhafamília a menosimportanteentretodos os clãs da tribo de Benjamim? Sendoassim, porque o senhorestá me dirigindoestaspalavras?”
22EntãoSamueltomougentilmente a Saul e o seuservo e os conduziu ao salão de festas e lhesofereceu o lugar de maiorhonra, à cabeceira da mesa, ondeestavamassentadoscerca de trintaproeminentesconvidados.
24 E o cozinheiroimediatamentetrouxe a coxa do animalpreparado, comtudo o queestavasobreela, e a depositoudiante de Saul. Em seguida, disseSamuel: “Eis, aquiestá, diante de ti o queforareservado. Come, pois te foiguardadoparaestaocasião, a fim de que o comesses na companhia de muitosilustresconvidados. AssimSaulcomeucomSamuelnaqueledia.
26 Ao raiar da aurora, quando se levantaram, SamuelchamouSaul no terraçopara se despedirdizendo: “Levanta-te paraque eu te acompanheaté a saída da cidade!” Saul se levantou, e os doissaíram, ele e Samuel.
27Quandodesciam em direção à saída da cidade, Samuelpediu a Saul: “Fala ao rapazquepasseadiante de nós. O servo de Saulpassou, e Samueldisse: “Tu, porém, esperaaqui a fim de que eu possalhetransmitir a mensagem de Deuspara ti!”
Nenhum comentário ainda.