1Ora, havia um homem de Benjamim, cujonomeeraQuis, o filho de Abiel, o filho de Zeror, o filho de Becorate, o filho de Afias, um benjamita, um homempoderoso e influente.
2 E eletinha um filho, cujonomeeraSaul, um moçovaloroso, e belo; e nãohaviaentre os filhos de Israelpessoamaisbela do queele; dosombrosparacimaeleeramaisalto do quequalquer um do povo.
3 E os jumentos de Quis, do pai de Saul, estavamperdidos. E Quisdisse a Saul, seufilho: Tomaagoracontigo um dosservos, e levanta, vaiprocurar os jumentos.
4 E elepassoupelomonteEfraim, e passoupelaterra de Salisa, maselesnão os encontraram; então, elespassarampelaterra de Saalim, e elesnãoestavam lá; e elepassoupelaterradosbenjamitas, masnão os encontraram.
5 E quandochegaram à terra de Zufe, Sauldisse ao seuservoquecomeleestava: Vem, e retornemos; paraque o meupainãodeixe de se preocuparcom os jumentos, e fiqueaflitopornós.
6 E elelhedisse: Vê, agora, nessacidade há um homem de Deus, e ele é um homemhonorável; tudo o queelediz, seguramente, cumpre-se; agora, vamospara lá; talvezelepossanosmostrar o caminhopeloqualdevamosseguir.
7EntãoSauldisse ao seuservo: Porém, vê, se formos, o quetraremos ao homem? Pois o pão de nossasvasilhasfoiconsumido, e não há um presenteparalevarmos ao homem de Deus; o quetemos?
8 E o servovoltou a responder a Saul, e disse: Eisquetenhoaqui, à mão, a quartaparte de um siclo de prata; istodarei ao homem de Deus, paraquenosdiga o nossocaminho.
9 (Antigamente, em Israel, quando um homem ia consultar a Deus, assimelefalava: Vem, e vamos ao vidente; poisaqueleque é agorachamado de profetaera, antigamente, chamado de vidente.)
12 E elasresponderam, e disseram: Está; eisqueestádiante de vós; apressai-vos, agora, poiseleveiohoje à cidade; poishoje há um sacrifício do povo no lugaralto;13tãologochegardes à cidade, ideencontrá- lo imediatamente, antesquesuba ao lugaraltoparacomer; pois o povonãocomeráenquantoelenãovier, porqueeleabençoa o sacrifício; e, posteriormente, comemaquelesqueforamconvidados. Agora, portanto, levantai-vos; poisporvoltadestahoravós o encontrareis.
15Ora, o Senhorhaviafalado a Samuel, ao seuouvido, um diaantes de Saulchegar, dizendo:16Amanhã, porvoltadestahora, eu te enviarei um homem da terra de Benjamim, e tu o ungirásparasercapitãosobre o meupovo, Israel, paraqueelepossasalvar o meupovo da mãodosfilisteus; poistenhoatentado ao meupovo, porque o seuclamortemchegado a mim.
19 E Samuelrespondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobeadiante de mimaté o lugaralto; poisvóscomereiscomigohoje e, amanhã, eu vosdeixareipartir, e te contareitudo o queestá no teucoração.
20 E, quantoaosteusjumentosqueestavamperdidostrêsdiasatrás, nãotenhasneles a tuamente; poisforamachados. E sobrequemestátodo o desejo de Israel? Não é sobre ti, e sobretoda a casa do teupai?
21 E Saulrespondeu e disse: Nãosou eu um benjamita, da menordastribos de Israel? E a minhafamília a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porqueentãofalas tu assimcomigo?
22 E SamueltomouSaul e o seuservo, e os trouxe ao salão de visitas, e fezcomque se assentassem no principallugar no meiodaquelesqueforamconvidados, queeramcerca de trintapessoas.
24 E o cozinheiropegou o acém, e o quesobreeleestava, e o colocoudiante de Saul. E Samueldisse: Eis o quefoiseparado! Põe-no diante de ti, e come; poisatéestemomentoistofoiguardadopara ti, desdeque eu disse: Eu convidei o povo. Assim, SaulcomeucomSamuelnaqueledia.
26 E eles se levantaramcedo; e sucedeuque, porvolta do raiar do dia, SamuelchamouSaulparacima da casa, dizendo: Levanta- te, paraque eu possa te enviar. E Saul se levantou, e ambossaíram, ele e Samuel, paralonge.
27 E enquantoelesdesciampara a extremidade da cidade, Samueldisse a Saul: Ordenaque o servopasseadiante de nós (e elepassouadiante), maspermanece tu aindapor um instante, paraque eu possa te mostrar a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.