1ENTÃO o profetaEliseuchamou um dosfilhosdosprofetas, e lhedisse: Cinge os teuslombos; e tomaestevaso de azeite na tuamão, e vai a Ramote de Gileade;2 E, chegando lá, vê ondeestáJeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e fazequeele se levante do meio de seusirmãos, e leva-o à câmarainterior.
3 E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a suacabeça, e dize: Assimdiz o SENHOR: Ungi-te reisobreIsrael. Entãoabre a porta, foge, e não te detenhas.
5 E, entrandoele, eisque os capitães do exércitoestavamassentadosali; e disse: Capitão, tenhoumapalavraque te dizer. E disseJeú: A qual de todosnós? E disse: A ti, capitão!
6Então se levantou, entrou na casa, e derramou o azeitesobre a suacabeça, e disse: Assimdiz o SENHORDeus de Israel: Ungi-te reisobre o povo do SENHOR, sobreIsrael.
7 E ferirás a casa de Acabe, teusenhor, paraque eu vingue o sangue de meusservos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel.
14AssimJeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspiroucontraJorão. Tinha, porém, Jorãocercado a Ramote de Gileade, ele e todo o Israel, porcausa de Hazael, rei da Síria.
15Porém o reiJorãovoltoupara se curar em Jizreeldasferidasque os sírioslhefizeram, quandopelejoucontraHazael, rei da Síria. E disseJeú: Se é da vossavontade, ninguémsaia da cidade, nemescape, para ir denunciaristo em Jizreel.
17 E o atalaiaestava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú, quevinha, e disse: Vejoumatropa. EntãodisseJorão: Toma um cavaleiro, e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?
18 E o cavaleirolhefoi ao encontro, e disse: Assimdiz o rei: Há paz? E disseJeú: Quetens tu quefazercom a paz? Passa-te paratrás de mim. E o atalaia o fezsaber, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porémnãovolta.
19Entãoenviououtrocavaleiro; e, chegandoeste a eles, disse: Assimdiz o rei: Há paz? E disseJeú: Quetens tu quefazercom a paz? Passa-te paratrás de mim.
20 E o atalaia o fezsaber, dizendo: Tambémestechegou a eles, porémnãovolta; e o andarparececomo o andar de Jeú, filho de Ninsi, porqueandafuriosamente.
21EntãodisseJorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seucarro. E saiuJorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seucarro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de Nabote, o jizreelita.
25EntãoJeúdisse a Bidcar, seucapitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Nabote, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavaloapósseupai, Acabe, o SENHORpôssobreeleestasentença, dizendo:26Porcerto vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seusfilhos, diz o SENHOR; e nestemesmocampo te retribuirei, diz o SENHOR. Agora, pois, toma-o e lança-o nestecampo, conforme a palavra do SENHOR.
27 O quevendoAcazias, rei de Judá, fugiupelocaminho da casa do jardim; porémJeú o perseguiudizendo: Feritambém a este; e o feriram no carro à subida de Gur, queestájunto a Ibleão. E fugiu a Megido, e morreuali.
28 E seusservos o levaramnumcarro a Jerusalém, e o sepultaram na suasepulturajunto a seuspais, na cidade de Davi29 (E no anoundécimo de Jorão, filho de Acabe, começouAcazias a reinarsobreJudá).
36Entãovoltaram, e lhofizeramsaber; e eledisse: Esta é a palavra do SENHOR, a qualfaloupeloministério de Elias, o tisbita, seuservo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cãescomerão a carne de Jezabel.
Nenhum comentário ainda.