1Enquantoisso, o profetaEliseuchamou um dosjovensprofetas e disse: — Apronte-se e vá atéRamote-Gileade. Leveestejarro de azeite2 e, quandochegar lá, procureJeú, filho de Josafá e neto de Ninsi. Leve-o paraoutrasala, longedosseuscompanheiros.
4Então o jovemprofetafoiatéRamote-Gileade5 e lá encontroureunidos os oficiais do exército. Eledisse: — Eu trouxeumamensagempara o senhor. Jeúperguntou: — Comqual de nósvocêestáfalando? — Com o senhormesmo! — respondeuele.
6Então os doisforamparaumasala, e o jovemprofetaderramouazeite na cabeça de Jeú e disse: — O SENHOR, o Deus de Israel, anunciaisto: “Eu estouungindovocêparaser o rei do meupovo de Israel.
11Jeúvoltoupara o lugarondeestavam os seuscompanheiros, e elesperguntaram: — Tudobem? O queaqueleloucoqueriacomvocê? — Vocêssabemmuitobem o queelequeria! — respondeuJeú.
12 — Nãosabemos, não! — disserameles. — Conte o queeledisse. Jeúcontou: — Ele me disseque o SENHORDeusanunciaisto: “Eu estouungindovocê, Jeú, paraser o rei de Israel.”
14 [14-15] EntãoJeúfezumarevoltacontra o reiJorão. Jorãoestava em Jezreeltratandodosferimentosquehaviarecebido em Ramote-Gileade, na batalhacontra o reiHazael, da Síria. Porisso, Jeúdisseaosseuscolegasoficiais: — Se vocêsestão do meulado, nãodeixemqueninguémsaiaescondido de Ramote-Gileadepara ir avisar os moradores de Jezreel.
15 [14-15] EntãoJeúfezumarevoltacontra o reiJorão. Jorãoestava em Jezreeltratandodosferimentosquehaviarecebido em Ramote-Gileade, na batalhacontra o reiHazael, da Síria. Porisso, Jeúdisseaosseuscolegasoficiais: — Se vocêsestão do meulado, nãodeixemqueninguémsaiaescondido de Ramote-Gileadepara ir avisar os moradores de Jezreel.
17 Um guardaqueestava na torre de vigia de JezreelviuJeú e os seussoldadoschegando e gritou: — Vejoalgunshomenschegando a cavalo! Aí Jorãodisse: — Mande um homem a cavaloparadescobrir se sãoamigos ou inimigos.
18 O mensageirofoiencontrar-se comJeú e disse: — O reiquersaber se o senhorvemcomoamigo. — Issonão é da suaconta! — respondeuJeú. E mandou: — Passeparatrás de mim. O guardaqueestava na torre de vigiacontouque o mensageirohavia se encontradocom o grupo, porémnãoestavavoltando.
20Novamente o guardacontouque o mensageirohaviachegadoaté o grupo, porémnãoestavavoltando. E dissetambém: — O chefe do grupoestáguiando o seucarro de guerracomo um louco, exatamentecomoJeúfaz!
21 — Aprontem o meucarro de guerra! — ordenou o reiJorão. O carrofoipreparado, e entãoele e o reiAcaziassaíram, cada um no seucarro, para ir ao encontro de Jeú. Eles se encontraramcomele no campoquehaviasido de Nabote. Aí Jorãoperguntou:22 — Vocêveiocomoamigo? Jeúrespondeu: — Comopodemosseramigosquandoaindacontinuam as feitiçarias e a adoração de ídolosqueJezabel, a suamãe, começou?
24MasJeúpuxou a corda do seuarcocomtoda a força e atirouumaflecha, queferiuJorãonascostas. A flechaatravessou o coração, e elecaiumorto no seucarro de guerra.
25 Aí Jeúdisse a Bidcar, o seuajudante: — Pegue o corpodele e jogue no campoqueera de Nabote. Lembreque, quandonósdoisestávamosjuntosandando a cavaloatrás de Acabe, pai de Jorão, o SENHORDeusdisseestaspalavrascontraAcabe:26 “Ontem eu vi o assassinato de Nabote e dosseusfilhos. E prometoquecastigareivocêaqui, nestemesmocampo.” E Jeúordenou ao seuajudante: — Pegue o corpo de Jorão e jogue no campoqueera de Nabote, paraqueassimsejacumprida a promessa de Deus, o SENHOR.
27 O reiAcazias, de Judá, viu o quetinhaacontecido e fugiu no seucarro na direção da cidade de Bete-Hagã. MasJeú o perseguiu e disseaosseussoldados: — MatemAcaziastambém! E eles o feriramquandoele ia no seucarropelaestradaquesobeparaGur, perto da cidade de Ibleão. MasAcaziasconseguiufugiraté a cidade de Megido, ondemorreu.
32Jeúolhouparacima e gritou: — Quemestá do meulado? Dois ou trêsoficiais do palácioolharamparaele de umajanela,33 e Jeúlhesdisse: — Joguemessamulherdaí! Eles a jogaram, e o sanguedelarespingou a parede e os cavalos. Jeúpassouporcimadelacom os cavalos e o carro34 e entrou no palácio. E, depoisquecomeu e bebeu, disse: — Peguemaquelamaldita e a sepultem. Afinal de contas, ela é filha de um rei.
36Entãoelesvoltaram, contaram a Jeú, e estedisse: — Foiisto o que o SENHORDeusdisseque ia acontecerquandofaloupormeio do seuservoElias, da cidade de Tisbé: “Os cachorroscomerão o corpo de Jezabelperto da cidade de Jezreel.
Nenhum comentário ainda.