1Enquantoisso o profetaEliseuchamou um dosdiscípulosdosprofetas e lhedisse: “Ponha a capapordentro do cinto, pegueestefrasco de óleo e vá a Ramote-Gileade.
3Depoispegue o frasco, derrame o óleosobre a cabeçadele e declare: ‘Assimdiz o SENHOR: Eu o estouungindoreisobreIsrael’. Em seguidaabra a porta e fujasemdemora!”
5 Ao chegar, encontrou os comandantes do exércitoreunidos e disse: “Tragoumamensagempara ti, comandante”. “Paraqual de nós?”, perguntouJeú. Elerespondeu: “Para ti, comandante”.
6Jeúlevantou-se e entrou na casa. Então o jovemprofetaderramou o óleo na cabeça de Jeú e declarou-lhe: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Eu o estouungindorei de Israel, o povo do SENHOR.
7Vocêdaráfim à família de Acabe, seusenhor, e assim eu vingarei o sangue de meusservos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, derramadoporJezabel.
11QuandoJeúvoltouparajuntodosoutrosoficiais do rei, um deleslheperguntou: “Estátudobem? O queesseloucoqueriacomvocê?” Jeúrespondeu: “Vocêsconhecemessagente e sabem as coisasqueelesdizem”.
12Masinsistiram: “Nãonosengane! Conte-nos o queeledisse”. EntãoJeúcontou: “Ele me disse o seguinte: ‘Assimdiz o SENHOR: Eu o estouungindoreisobreIsrael’ ”.
14EntãoJeú, filho de Josafá e neto de Ninsi, começouumaconspiraçãocontra o reiJorão, na época em queestedefendeu, comtodo o Israel, Ramote-GileadecontraHazael, rei da Síria.
15 O reiJorãotinhavoltado a Jezreelpararecuperar-se dosferimentossofridos na batalhacontraHazael, rei da Síria. Jeúpropôs: “Se vocês me apoiam, nãodeixemninguémsairescondido da cidadeparanosdenunciar em Jezreel”.
17Quando a sentinelaqueestava na torre de vigia de Jezreelpercebeu a tropa de Jeú se aproximando, gritou: “Estouvendoumatropa!” Jorãoordenou: “Envie um cavaleiro ao encontrodelesparaperguntar se elesvêm em paz”.
18 O cavaleirofoi ao encontro de Jeú e disse: “O reipergunta: ‘Vocêsvêm em paz?’ ” Jeúrespondeu: “Não me venhafalar em paz. Saia da minhafrente”. A sentinelarelatou: “O mensageirochegou a eles, masnãoestávoltando”.
19Então o reienviou um segundocavaleiro. Quandochegou a elesdisse: “O reipergunta: ‘Vocêsvêm em paz?’ ” Jeúrespondeu: “Não me venhafalar em paz. Saia da minhafrente”.
20 A sentinelarelatou: “Elechegou a eles, mastambémnãoestávoltando”. E acrescentou: “O jeito de o chefe da tropaguiar o carro é como o de Jeú, neto de Ninsi; dirigecomolouco”.
21Jorãoordenouquepreparassemseucarro de guerra. Assimqueficoupronto, Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, saíram, cada um em seucarro, ao encontro de Jeú. Eles o encontraram na propriedadequehaviapertencido a Nabote, de Jezreel.
22QuandoJorãoviuJeú, perguntou: “Vocêvem em paz, Jeú?” Jeúrespondeu: “Comopodehaverpaz, enquantocontinuamtoda a idolatria e as feitiçarias de suamãe, Jezabel?”
25Jeúdisse a Bidcar, seuoficial: “Pegue o cadáver e jogue-o nestapropriedadequepertencia a Nabote, de Jezreel. Lembre-se da advertênciaque o SENHORproferiucontraAcabe, paidele, quandojuntosacompanhávamossuacomitiva. Eledisse:26 ‘Ontem, vi o sangue de Nabote e o sanguedosseusfilhos, declara o SENHOR, e comcertezafareivocêpagarporissonestamesmapropriedade, declara o SENHOR’. Agora, então, pegue o cadáver e jogue-o nestapropriedade, conforme a palavra do SENHOR”.
27Vendoisso, Acazias, rei de Judá, fugiu na direção de Bete-Hagã. MasJeú o perseguiu, gritando: “Matem-no também!” Eles o atingiram em seucarro de guerra na subidaparaGur, perto de Ibleã, maseleconseguiurefugiar-se em Megido, ondemorreu.
36Entãovoltaram e contaramisso a Jeú, quedisse: “Cumpriu-se a palavra do SENHORanunciadapormeio do seuservoElias, o tesbita: Numterreno em Jezreelcãesdevorarão a carne de Jezabel,37 os seusrestosmortaisserãoespalhadosnumterreno em Jezreel, comoesterco no campo, de modoqueninguémserácapaz de dizer: ‘Esta é Jezabel’ ”.
Nenhum comentário ainda.