2 No primeiroano do seureinado, eu, Daniel, compreendilendo as Escriturasconforme a palavra do SENHOR ao profetaJeremias, queJerusalémficariadesoladaporsetentaanos.
3Porisso, orei ao SenhorDeus, comfervor. Orei, jejuei e useipanos de sacocomoroupa. Jogueicinzasobre a cabeça4 e confessei os meuspecados e os pecados do meupovo ao SENHOR, o meuDeus. Oreiassim: Ó Senhor, o Senhor é um Deusgrande e impressionante; o Senhorsempremantém a aliança de amor às pessoasque o amam e obedecem às suasleis.
6Nósnemquisemosouvir os seusservos, os profetas, que o Senhormandoutantasvezesparaavisar os nossosreis, príncipes, os nossosantepassados e todo o povo.
7 Ó Deus, o Senhor é justo. Nós é quesomospecadores, e estamosenvergonhados, comoestáacontecendoagora; sim, todosnós — os homens de Judá, os moradores de Jerusalém e todo o Israel, todos os queestãoperto e os queestãolonge, espalhadosporcausa de nossainfidelidade.
11Todo o povo de Israeldesobedeceu e se desviou; nenhumjudeuquisouvir a suavoz. Porisso, a terrívelmaldição do Senhorcaiusobrenós — a maldiçãoqueMoisés, o servo de Deus, descreveu na Lei.
12 O Senhorfezexatamente o quenosavisouqueiriafazercontra o povo e os líderes. Nunca, em toda a históriahumana, aconteceu um desastretãoterrívelquanto a destruição de Jerusalém e de seushabitantes!
13TudoaconteceuexatamentecomoMoisésescreveu na Lei. Todos os malesqueeletinhaprofetizadoaconteceramconosco! Assimmesmo, nósteimamos e continuamos a cometerpecados, sempedirperdão a Deus, e semvoltar a fazer o queagrada a ele.
14Porisso, o SENHORnãohesitou em trazeressaterríveltragédiaquequasedestruiunossopovo, pois o SENHOR, nossoDeus, é justo em tudo o quefaz. Também em noscastigar, porquenósdesobedecemos às suasordens.
15 Ó Senhor, nossoDeus, quetornou o seunomefamoso e respeitadoquandotirou o seupovo do Egito, mostrandograndepoder. A suafamacontinuaatéhoje. Emboranóstenhamospecadotanto, emboraestejamoscheios de maldade,16mesmoassim, Senhor, porcausa da suajustiça e do seuamor, deixe de lado a suairacontraJerusalém, a suacidade, o seumontesanto! Agora, os povosvizinhosvivemrindo de nósporcausa do queaconteceu a Jerusalém, comoresultado de nossospecados.
17 Ó nossoDeus, ouça as orações do seuservo! Ouça os meuspedidos! Demonstremaisumavez o seuamorpeloseutemplodestruído, façaresplandecer o seurostosobre o seusantuárioabandonado, Senhor!
18 “Ó meuDeus, incline os seusouvidosparamim e ouça a minhaoração. Abra os seusolhos e veja a nossadesgraça, veja a nossacidade — a suacidade — completamentedestruída! Nósnãoestamospedindoporquesomosbons ou merecemosalgumacoisa, masporcausa da suamisericórdia.
19 “Ó Senhor, ouça! Ó Senhor, perdoe! Ó Senhor, ouça o que eu peço e façaalgumacoisa! Não se demore, ó meuDeus, porquetodoschamam o seupovo e Jerusalémpeloseunome”.
20Enquanto eu aindaestavaorando, confessando o meupecado e o pecado do meupovo, Israel, e pedindo a DeusporJerusalém, o seusantomonte,21Gabriel, a quem eu tinhavisto na minhavisãoanterior, voourapidamente e me tocou, na hora do sacrifício da tarde.
23 No instante em quevocêcomeçou a orar, foidadaumaordem. Eu vimparadizer a você o que é essaordem, porqueDeustem um amormuitoespecialporvocê. Escute e procureentender a visãoquevocêteve.
24 “O Senhordeterminousetentasemanas de castigosobreJerusalém e seupovopararestringir a transgressão e acabarcom o pecado; toda a culpa do povoseráapagada. Então, o reino da eternajustiçacomeçará, e o LugarSantíssimoseráungidoparacumprir a visão e a profecia.
25Agoraouçabem! Vãopassarsetesemanasmaissessenta e duassemanas a partir do dia em queforassinado o decretopara a reconstrução de Jerusalématé a chegada do Ungido! O povojudeuvaipassarpormausmomentos, masJerusalémvaiserreconstruída, juntocomseusmuros e suasruas.
26 No fimdesseperíododassessenta e duassemanas, o Ungidoserámortosemestabelecer o seureino e vaisurgir um reique, comseusexércitos, destruirá a cidade e o LugarSanto. Maselesserãodestruídosporumainundação. Até o fimdostemposestãodeterminadasguerras e todos os sofrimentosqueelastrazem.
27Essereifaráumaaliança de pazcomIsrael, quedeverádurarumasemana. No meio da semana, elequebrarásuapalavra. Vaiobrigar o povo a pararcomtodos os sacrifícios e ofertas, e, depois, comopontoalto de todas as suasmaldades, esseinimigovaidesrespeitarhorrivelmente o templo de Deus. Mas, na horaexata em queDeusplanejou, o terrívelcastigoacontecerá de repentecontraesseperverso”.
Nenhum comentário ainda.