3Ficaram em pé ondeestavam e portrêshorasleram o Livro da Lei do SENHOR, seuDeus, e duranteoutrastrêshorasconfessaram os seuspecados e adoraram o SENHOR, seuDeus.
4Então os levitasJesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé sobre a plataforma e clamaram em altavoz ao SENHOR, seuDeus.
5 E os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasdisseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vossoDeus, de eternidade a eternidade. Benditoseja o teugloriosonome, queestáexaltadosobretodabênção e louvor.
6 Tu somente és SENHOR. Tu fizeste o céu e o céudoscéus, comtodos os seuselementos, a terra e tudoquantonelaexiste, os mares e tudoquantoneles há, e tu dásvida a todos os seres, e os exércitos do céu te adoram.
8Visteque o coraçãodeleerafiel a ti e fizestecomeleumaaliançapelaqualdariasaosdescendentesdele a terradoscananeus, dosheteus, dosamorreus, dosperizeus, dosjebuseus e dosgirgaseus. E tu cumpriste a tuapromessa, pois és justo.
10Fizestesinais e maravilhascontra o faraó, e contratodos os seussubordinados, e contratodo o povo da terradele, poissabiascomquesoberbaeles os haviamtratado. Assimadquiristerenome, quepermaneceatéhoje.
15 Do céulhesdestepãoquandotiveramfome, e da rochalhesfizestebrotaráguaquandotiveramsede. E lhesordenastequeentrassem e tomassemposse da terraquesobjuramentotinhasprometidodar a eles.
16Mas os nossospais se tornaramorgulhosos e obstinados e nãoderamouvidosaosteusmandamentos,17recusando-se a te ouvir e não se lembrandodasmaravilhasquefizesteentreeles. Em vezdisso, tornaram-se obstinados e, na suarebeldia, escolheram um líder, a fim de voltarempara a suaescravidão. Tu, porém, és um Deusprontoparaperdoar, bondoso e misericordioso, muitopaciente e cheio de amor, e não os abandonaste.
18Mesmoquandofundirampara si um ídolo em forma de bezerro e disseram: Este é o teuDeus, que te tirou do Egito, e, quandocometeramgrandesblasfêmias,19 tu não os abandonaste no desertoporcausa da tuagrandecompaixão. De dia, a coluna de nuvemnãodeixou de guiá-lospelocaminho, nem, de noite, a coluna de fogodeixou de iluminar o caminho em quedeveriamandar.
24 Os filhosdelesentraram e possuíram a terra. Tu subjugastediantedeles os moradores da terra, os cananeus, e os entregastenassuasmãos, com os seusreis e povos da terra, parafazeremdelescomobemquisessem.
25Eles se apoderaram de cidadesfortificadas e de terrasférteis e se apossaram de casascheias de todotipo de bens, cisternas já cavadas, vinhas e olivais e muitasárvoresfrutíferas. Assim, elescomeram, fartaram-se e engordaram, e aproveitaramtodas as coisasboasquelhesdestepelatuabondade.
26Maselesforamdesobedientes e se rebelaramcontra ti. Viraram as costaspara a tuaLei e mataram os teusprofetasque os advertiram a quevoltassem a ti. Eles te ofenderamgravemente.
27Porisso, tu os entregastenasmãosdosseusadversários, que os afligiram. Mas, no tempo da suaangústia, quandoelesclamaram a ti, tu os ouviste do céu e, conforme a tuagrandecompaixão, lhesdestelibertadoresque os livraramdasmãos de seusadversários.
28Contudo, assimquevoltavam a terpaz, tornavam a fazer o malaosteusolhos. Porisso, tu os deixavasnasmãosdosseusinimigos, e entãoestes os subjugavam. Todavia, quandoeles se arrependiam e clamavam a ti, tu os ouvias do céu e, conforme a tuacompaixão, os livrastemuitasvezes.
29 Tu os advertisteparaquevoltassempara a tuaLei. Eles, porém, se tornaramorgulhosos e nãoderamouvidosaosteusmandamentos. Maspecaramcontra as tuasnormas, pelasquais o homemvive, se lhesobedece. Viraram as costas, tornaram-se obstinados e nãoquiseramouvir.
30Mesmoassim, pormuitosanos os suportaste e os advertistepeloteuEspírito, porintermédiodosteusprofetas, maselesnãoquiseramdarouvidos. Porisso, entregaste-os nasmãosdospovos de outrasterras.
32Masagora, ó nossoDeus, Deusgrande, poderoso e temível, fiel à tuaaliança e misericordioso, nãofaçaspouco de todo o sofrimentoque se abateusobrenós, nossosreis, nossospríncipes, nossossacerdotes, nossosprofetas, nossospais e sobretodo o teupovo, desde os diasdosreis da Assíriaaté o dia de hoje.
34 Os nossosreis, os nossospríncipes, os nossossacerdotes e os nossospaisnãotêmobedecido à tuaLei, nemtêmdadoouvidosaosteusmandamentosnem às advertênciasquelhesfizeste.
35Porque, mesmoquandoestavamvivendo no reinodeles, em toda a fartura de bens e na terraespaçosa e fértilquelhesdeste, não te serviram, nem se converteram de suasmásações.
37 E elamultiplica os seusprodutos a favordosreisquepusestesobrenósporcausadosnossospecados. Alémdisso, elesdominamsobre o nossocorpo e sobre o nossogadocomobemlhesparece. Estamos em grandeangústia.
Nenhum comentário ainda.