3 E, levantando-se no seulugar, leram no livro da lei do SenhorseuDeus, umaquartaparte do dia; e outraquartapartefizeramconfissão, e adoraram ao SenhorseuDeus.
4EntãoJesuá, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenâni se puseram em pé sobre os degrausdoslevitas, e clamaram em altavoz ao SenhorseuDeus.
5 E os levitasJesuá, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasdisseram: Levantai-vos, bendizei ao SenhorvossoDeus de eternidade em eternidade. Benditoseja o teugloriosonome, queestáexaltadosobretodabenção e louvor.
6 Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céudoscéus, juntamentecomtodo o seuexército, a terra e tudoquantonelaexiste, os mares e tudoquantoneles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora.
7 Tu és o Senhor, o Deusqueelegeste a Abrão, e o tiraste de Ur doscaldeus, e lhepusestepornomeAbraão;8 e achaste o seucoraçãofielperante ti, e fizestecomele o pacto de quedarias à suadescendência a terradoscananeus, dosheteus, dosamorreus, dosperizeus, dosjebuseus e dosgirgaseus; e tu cumpriste as tuaspalavras, pois és justo.
9Tambémviste a aflição de nossospais no Egito, e ouviste o seuclamorjunto ao MarVermelho;10 e o operastesinais e prodígioscontraFaraó; e contratodos os seusservos, e contratodo o povo da suaterra; poissabiascomquesoberbaeles os haviamtratado; e assimadquiristerenome, comohoje se vê.
11Fendente o mardiantedeles, de modoquepassarampelomeio do mar, em seco; e lançaste os seusperseguidoresnasprofundezas, comoumapedranaságuasimpetuosas.
13Descestesobre o monteSinai, do céufalastecomeles, e lhesdestejuízosretos e leisverdadeiras, bonsestatutos e mandamentos;14 o teusantosábadolhesfizesteconhecer; e lhesordenastemandamentos e estatutos e umalei, porintermédio de teuservoMoisés.
15 Do céulhesdestepãoquandotiveramfome, e da rochafizestebrotaráguaquandotiveramsede; e lhesordenastequeentrassemparapossuir a terraquecomjuramentolheshaviasprometidodar.
16Eles, porém, os nossospais, se houveramsoberbamente e endureceram a cerviz, e nãoderamouvidosaosteusmandamentos,17recusandoouvir-te e não se lembrandodastuasmaravilhas, quefizeste no meiodeles; antesendureceram a cerviz e, na suarebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltaremparasuaservidão. Tu, porém, és um Deusprontoparaperdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste.
18Aindamesmoquandoelesfizerampara si um bezerro de fundição, e disseram: Este é o teuDeus, que te tirou do Egito, e cometeramgrandesblasfêmias,19todavia tu, pelamultidãodastuasmisericórdias, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvemnão se apartoudeles de dia, para os guiarpelocaminho, nem a coluna de fogo de noite, paralhesalumiar o caminhoporondehaviam de ir.
22Alémdissolhesdestereinos e povos, quelhesrepartiste em porções; assimelespossuíram a terra de Siom, a saber; a terra do rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã.
24 Os filhos, pois, entraram e possuíram a terra; e abatesteperanteeles, os moradores da terra, os cananeus, e lhosentregastenasmãos, comotambém os seusreis, e os povos da terra, parafazeremdelesconforme a suavontade.
25Tomaramcidadesfortificadas e umaterrafértil, e possuíramcasascheias de todasorte de coisasboas, cisternascavadas, vinhas e olivais, e árvoresfrutíferas em abundância; comeram, pois, fartaram-se e engordaram, e viveram em delícias, pelatuagrandebondade.
26Nãoobstanteforamdesobedientes, e se rebelaramcontra ti; lançaram a tualeiparatrásdascostas, e mataram os teusprofetasqueprotestavamcontraelesparaquevoltassem a ti; assimcometeramgrandesprovocações.
27Peloque os entregastenasmãosdosseusadversários, que os afligiram; mas no templo da suaangústia, quandoelesclamaram a ti, tu os ouviste do céu; e segundo a multidãodastuasmisericórdiaslhesdestelibertadoresque os libertaramdasmãos de seusadversários.
28Mas, tendoalcançadorepouso, tornavam a fazer o maldiante de ti,; portanto tu os deixavasnasmãosdosseusinimigos, de modoqueestesdominassemsobreeles; todaviaquandoelesvoltavam e clamavam a ti, tu os ouvias do céu, e segundo a tuamisericórdia os livrastemuitasvezes;29 e testemunhastecontraeles, para os fazerdesvoltarpara a tualei; contudoeles se houveramsoberbamente, e nãoderamouvidosaosteusmandamentos, maspecaramcontra os teusjuízos, pelosquaisviverá o homemque os cumprir; viraram o ombro, endureceram a cerviz e nãoquiseramouvir.
30Nãoobstante, pormuitosanos os aturaste, e testemunhastecontraelespeloteuEspírito, porintermédiodosteusprofetas; todaviaelesnãoquiseramdarouvidos; peloque os entregastenasmãosdospovos de outrasterras.
32Agora, pois, ó nossoDeus, Deusgrande, poderoso e temível, queguardas o pacto e a beneficência, nãotenhas em poucacontatoda a afliçãoquenosalcançou a nós, a nossosreis, a nossospríncipes, a nossossacerdotes, a nossosprofetas, a nossospais e a todo o teupovo, desde os diasdosreis da Assíriaaté o dia de hoje.
34 Os nossosreis, os nossospríncipes, os nossossacerdotes, e os nossospaisnãotêmguardado a tualei, nemtêmdadoouvidosaosteusmandamentos e aosteustestemunhos, comquetestificastecontraeles.
35Porqueeles, no seureino, na muitaabundância de bensquelhesdeste, na terraespaçosa e fértilquepusestediantedeles, não te serviram, nem se converteram de suasmásobras.
37 E elamultiplica os seusprodutospara os reisquepusestesobrenósporcausadosnossospecados; tambémelesdominamsobre os nossoscorpos e sobre o nossogadocomobemlhesapraz, e estamos em grandeangústia.
Nenhum comentário ainda.