1 [1-2] No diavinte e quatrodessesétimomês, o povo de Israel se reuniuparajejuar a fim de mostrar a suatristezapelosseuspecados. Eles já haviam se separado de todos os estrangeiros. Em sinal de tristeza, vestiramroupasfeitas de panogrosseiro e puseramterra na cabeça. Então se levantaram e começaram a confessar os pecadosqueeles e os seusantepassadoshaviamcometido.
2 [1-2] No diavinte e quatrodessesétimomês, o povo de Israel se reuniuparajejuar a fim de mostrar a suatristezapelosseuspecados. Eles já haviam se separado de todos os estrangeiros. Em sinal de tristeza, vestiramroupasfeitas de panogrosseiro e puseramterra na cabeça. Então se levantaram e começaram a confessar os pecadosqueeles e os seusantepassadoshaviamcometido.
5 Os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíaschamaram o povoparaadorar a Deus. Elesdisseram: “Levantem-se e louvem o SENHOR, seuDeus! Louvem a Deussempre e sempre! Quetodoslouvem o seugloriosonome, emboranenhumlouvorhumanosejasuficiente!”
6 Aí o povo de Israelfezestaoração: “Ó Deus, só tu és o SENHOR! Tu fizeste os céus e as estrelas. Tu fizeste a terra, o mar e tudo o que há neles; tu conservas a todoscomvida. Os serescelestiaisajoelham-se e te adoram.
8Vistequeeleerafiel a ti e fizesteumaaliançacomele. Prometestedar a Abraão a terradoscananeus, a terradosheteus e dosamorreus, a terradosperizeus, dosjebuseus e dosgirgaseus, paraser a terraonde os seusdescendentesviveriam. Tu cumpriste a tuapromessaporque és fiel.
10 Tu fizestemilagresmaravilhososcontra o rei do Egito, contra os seusoficiais e o povo da suaterra, poissabiascomoelesfizeram o teupovosofrer. Foiassimqueganhaste a famaquetensatéhoje.
11 Tu dividiste o mardiantedosnossosantepassados, e assimelesatravessaram em terraseca. Fizestecomqueaquelesque os perseguiam se afogassem em águasprofundas, comoumapedraqueafunda no marviolento.
17Eles se recusaram a obedecer. Esqueceramtudo o quefizeste; esqueceram os milagresquehaviasfeito. Em seuorgulho, elesescolheram um chefeque os levaria de volta ao Egitoparaseremescravos de novo. Mas tu és Deusqueperdoa; tu és bondoso e amoroso e demoras a ficarirado. A tuamisericórdia é grande, e porissonão os abandonaste.
19Mas tu não os abandonaste no deserto, pois a tuamisericórdia é grande. Nãoretirastenem a nuvemnem o fogoque de dia e de noitemostravam a eles o caminho.
22 “Tu lhesdestenações e reinos e terrasdospovosvizinhos. Os israelitasconquistaram a terra de Hesbom, queeragovernadaporSeom, e a terra de Basã, ondeOgueera o rei.
25 O teupovoconquistoucidadescercadas de muralhas e tomouterrasboas, casascheias de riquezas, cisternas já escavadas, oliveiras, árvoresfrutíferas e plantações de uvas. Elescomeramtudo o quequiseram e engordaram; elesaproveitaramtodas as boascoisasquelhesdeste.
26 “Mas o teupovo se revoltou e te desobedeceu; elesviraram as costaspara a tuaLei. Mataram os teusprofetas, que os avisaram e lhesdisseramquevoltassempara ti. O teupovo te insultoumuitasvezes.
27Entãodeixasteque os inimigosdeles os conquistassem e os governassem. Mas no meio da suaafliçãoeles te pediramsocorro, e tu respondeste lá doscéus. Na tuagrandemisericórdia, tu lhesenviastelíderesque os livraramdosseusinimigos.
28Quandovoltou a paz, o teupovopecou de novo, e outravezdeixasteque os inimigosdeles os conquistassem. E de novo, quandoeles se arrependeram e pediramque os salvasses, tu ouviste no céu e, vezapósvez, tu os livrasteporcausa da tuagrandemisericórdia.
29 Tu os avisastequedeviamobedeceraosteusensinos; mas no seuorgulhoelesrejeitaram os teusmandamentos, pecaramcontra a tualei, emboracumprir a tualeiseja o caminhopara a vida. Rebeldes e teimosos, eles se recusaram a obedecer.
30Anoapósano tu os avisaste, compaciência. PeloteuEspírito, pormeiodosprofetas, falastecontraeles, mas o teupovoficousurdo. Porisso, deixastequefossemdominadosporoutrasnações.
32 “Ó Deus, nossoDeus, como és grande! Como és terrível e poderoso! Tu guardasfielmente as promessas da aliança. Desde o tempo em que os assíriosnosdominaram, comotemossofrido! Os nossosreis, as nossasautoridades, os nossossacerdotes e profetas, os nossosantepassados e todo o nossopovo — todosnóstemossofrido! Lembradasnossasaflições!
35Com a tuabênção, reisgovernaram o teupovo, queestavavivendo na terragrande e boaquelhesdeste; maselesnão te adoraram, nem se arrependeramdassuasmásações.
37Aquiloque a terraproduzvaipara os reisquepusesteparanosfazersofrerporcausadosnossospecados. Elesfazem o quequeremconosco e com o nossogado, e nósestamosprofundamenteaflitos.”
38Porcausa de tudoisso, nós, o povo de Israel, estamosfazendoporescrito um acordosolene. E as nossasautoridades, os nossoslevitas e os nossossacerdotesvãoassiná-lo.
Nenhum comentário ainda.