2 Os queeram de ascendênciaisraelitatinham se separado de todos os estrangeiros. Levantaram-se nosseuslugares, confessaram os seuspecados e a maldadedosseusantepassados.
3Ficaramondeestavam e leram o Livro da Lei do SENHOR, do seuDeus, durantetrêshoras, e passaramoutrastrêshorasconfessando os seuspecados e adorando o SENHOR, o seuDeus.
5 E os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasconclamavam o povo, dizendo: “Levantem-se e louvem o SENHOR, o seuDeus, queviveparatodo o sempre. “Benditoseja o teunomeglorioso! A tuagrandezaestáacima de todaexpressão de louvor.
6 Só tu és o SENHOR. Fizeste os céus, e os maisaltoscéus, e tudo o queneles há, a terra e tudo o quenelaexiste, os mares e tudo o quenelesexiste. Tu destevida a todos os seres, e os exércitosdoscéus te adoram.
8Visteque o coraçãodeleerafiel, e fizestecomeleumaaliança, prometendodaraosseusdescendentes a terradoscananeus, doshititas, dosamorreus, dosferezeus, dosjebuseus e dosgirgaseus. E cumpriste a tuapromessaporque tu és justo.
10Fizestesinais e maravilhascontra o faraó e todos os seusoficiais e contratodo o povo da suaterra, poissabiascomquantaarrogância os egípcios os tratavam. Alcançasterenome, quepermaneceatéhoje.
15 Na fomedeste-lhespão do céu, e na sedetirasteparaeleságua da rocha; mandaste-os entrar e tomarposse da terraque, sobjuramento, tinhasprometidodar-lhes.
17Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dosmilagresquerealizasteentreeles. Tornaram-se obstinados e, na suarebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à suaescravidão. Mas tu és um Deusperdoador, um Deusbondoso e misericordioso, muitopaciente e cheio de amor. Porissonão os abandonaste,18mesmoquandofundirampara si um ídolo na forma de bezerro e disseram: ‘Este é o seudeus, que os tirou do Egito’, ou quandoproferiramblasfêmiasterríveis.
19 “Foiportuagrandecompaixãoquenão os abandonaste no deserto. De dia a nuvemnãodeixava de guiá-los em seucaminho, nem de noite a coluna de fogodeixava de brilharsobre o caminhoquedeviampercorrer.
24Seusfilhosentraram e tomaramposse da terra. Tu subjugastediantedeles os cananeus, queviviam na terra, e os entregastenassuasmãos, com os seusreis e com os povosdaquelaterra, paraque os tratassemcomobemquisessem.
25Conquistaramcidadesfortificadas e terrafértil; apossaram-se de casascheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitasárvoresfrutíferas. Comeramatéfartar-se e forambemalimentados; elesdesfrutaram de tuagrandebondade.
26 “Masforamdesobedientes e se rebelaramcontra ti; deram as costaspara a tuaLei. Mataram os teusprofetas, que os tinhamadvertidoque se voltassempara ti; e fizeram-te ofensasdetestáveis.
27Porisso tu os entregastenasmãos de seusinimigos, que os oprimiram. Mas, quandoforamoprimidos, clamaram a ti. Doscéus tu os ouviste, e na tuagrandecompaixãodeste-lheslibertadores, que os livraramdasmãos de seusinimigos.
28 “Mas, tãologovoltavam a terpaz, de novofaziam o que tu reprovas. Então tu os abandonavas às mãos de seusinimigos, paraquedominassemsobreeles. E, quandonovamenteclamavam a ti, doscéus tu os ouvias e na tuacompaixão os livravasvezapósvez.
29 “Tu os advertistequevoltassem à tuaLei, maseles se tornaramarrogantes e desobedeceramaosteusmandamentos. Pecaramcontra as tuasordenanças, pelasquais o homemvive se lhesobedece. Comteimosia, deram-te as costas, tornaram-se obstinados e recusaramouvir-te.
30 E durantemuitosanosfostepacientecomeles. PorteuEspírito, pormeiodosprofetas, os advertiste. Contudo, não te deramatenção, de modoque os entregastenasmãosdospovosvizinhos.
32 “Agora, portanto, nossoDeus, ó Deusgrande, poderoso e temível, fiel à tuaaliança e misericordioso, nãofiquesindiferente a toda a afliçãoqueveiosobrenós, sobre os nossosreis e sobre os nossoslíderes, sobre os nossossacerdotes e sobre os nossosprofetas, sobre os nossosantepassados e sobretodo o teupovo, desde os diasdosreis da Assíriaatéhoje.
34Nossosreis, nossoslíderes, nossossacerdotes e nossosantepassadosnãoseguiram a tuaLei; nãoderamatençãoaosteusmandamentosnem às advertênciasquelhesfizeste.
35Mesmoquandoestavam no reinodeles, desfrutando da tuagrandebondade, na terraespaçosa e fértilquelhesdeste, elesnão te serviramnemabandonaram os seusmauscaminhos.
37Porcausa de nossospecados, a suagrandeproduçãopertenceaosreisquepusestesobrenós. Elesdominamsobrenós e sobre os nossosrebanhoscomobemlhesparece. É grande a nossaangústia!
Nenhum comentário ainda.