3Durantetrêshoras, permaneceram em pé no mesmolugarenquanto o Livro da Lei do SENHOR, seuDeus, eralidoparaeles em vozalta. Depois, confessaramseuspecados e adoraram o SENHOR, seuDeus, durantemaistrêshoras.
5Então os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasdisseram ao povo: “Levantem-se e louvem o SENHOR, seuDeus, quevivedesdesempre e parasempre!”. Em seguida, oraram: “Louvadosejateunomeglorioso! Exaltadosejaacima de todabênção e todolouvor!
6 “Somente tu és o SENHOR. Fizeste o céu e os céusalém do céu, e todas as estrelas. Fizeste a terra, os mares, e tudoqueneles há. Preservastodos os serescomvida, e o exércitodoscéus te prestaadoração.
8Viste a fidelidade de seucoração e fizestecomeleumaaliança, paradar a ele e à suadescendência a terradoscananeus, doshititas, dosamorreus, dosferezeus, dosjebuseus e dosgirgaseus. E cumpristetuapromessa, pois és semprefiel à tuapalavra.
10Fizestesinais e maravilhascontra o faraó, seusoficiais e todo o seupovo, poissabiascomotratavamarrogantementenossosantepassados. Tensumafamatremenda, quenãofoiesquecida.
11Dividiste o mar, paraqueteupovoatravessasse em terraseca, e depoislançasteseusinimigosnasprofundezas do mar, e elesafundaramcomopedrasnaságuasimpetuosas.
17Nãoquiseramobedecer e não se lembraramdosmilagresquehaviasrealizado em favordeles. Em vezdisso, rebelaram-se e nomearam um líderparalevá-los de volta à escravidão no Egito. Mas tu és Deus de perdão, misericordioso e compassivo, lentopara se irar e cheio de amor. Não os abandonaste,18mesmoquandofizeram um ídolo em forma de bezerro e disseram: ‘Este é seudeusque os tirou do Egito!’. Sim, cometeramblasfêmiasterríveis!
19 “Mas, em tuagrandemisericórdia, não os abandonasteparamorrer no deserto. A coluna de nuvemcontinuava a conduzi-losdurante o dia, e a coluna de fogolhesmostrava o caminhodurante a noite.
22 “Depois, entregastereinos e nações a nossosantepassados e distribuísteteupovoportodos os cantos da terra. Elestomaramposse da terra de Seom, rei de Hesbom, e da terra de Ogue, rei de Basã.
24 “Elesentraram e tomaramposse da terra. Tu derrotastenaçõesinteirasdiantedeles e entregastenasmãos de teupovo os cananeusquehabitavam na terra. Teupovofez o quequiscomessasnações e seusreis.
25Nossosantepassadosconquistaramcidadesfortificadas e terrasférteis. Apossaram-se de casascheias de coisasboas, comcisternas já escavadas e comvinhedos, olivais e muitasárvoresfrutíferas. Comeramaté se fartar, engordaram e desfrutaram de tuasmuitasbênçãos.
26 “Apesar de tudoisso, foramdesobedientes e se rebelaramcontra ti. Deram as costasparatuaLei, mataram os profetasqueenviasteparaadverti-los a voltarempara ti e cometeramblasfêmiasterríveis.
27Porisso, tu os entregastenasmãos de seusinimigos, que os fizeramsofrer. Nosmomentos de angústia, porém, clamaram a ti, e tu os ouviste do céu. Em tuagrandemisericórdia, enviastelibertadoresque os livraram de seusinimigos.
28 “Mas, assimqueteupovotinhadescanso, voltava a praticar o maldiante de ti. Portanto, permitistequeseusinimigos os dominassem. E, no entanto, quandoteupovovoltavapara ti e pediasocorro, tu os ouviasnovamente. Em tuamisericórdia, tu os resgatastemuitasvezes.
29 “Tu os advertiste a voltaremparatuaLei, maseles se tornaramorgulhosos e desobedeceram a teusmandamentos. Nãocumpriramteusestatutos, quedãovida a quemlhesobedece. Em rebeldia, deram as costaspara ti e, teimosamente, nãoquiseramouvir.
30Pormuitosanos, fostepacientecomeles. EnviasteteuEspírito, que os advertiupormeiodosprofetas. Aindaassim, eles se recusaram a ouvir. Porisso, maisumavez, permitisteque os povos da terra os dominassem.
32 “Agora, nossoDeus, o grande, poderoso e temívelDeus, queguardastuaaliança de amorleal, nãopermitasque te pareçaminsignificantestodas as dificuldadesqueenfrentamos. Grandeafliçãoveiosobrenós e sobrenossosreis, líderes, sacerdotes, profetas e antepassados, sobretodo o teupovo, desde os dias em que os reis da Assíriatriunfaramsobrenósatéhoje.
35Mesmoquandotinhamseupróprioreino, não te serviram, apesar de teresderramadotuabondadesobreeles. Deste-lhesumaterraampla e fértil, maselesnãoquiseramservir-te nemabandonarsuaperversidade.
37 A grandeproduçãodestaterra se acumulanasmãosdosreisquepusestesobrenósporcausa de nossospecados. Elestêmpodersobrenós e sobrenossosrebanhos. Nóslhesservimoscomoelesquerem e estamos em grandeangústia”.
38 O povorespondeu: “Em vistadissotudo, fazemosumaaliançasolene e a registramosporescrito. Nestedocumentoseladoestão os nomes de nossoslíderes, levitas e sacerdotes”.
Nenhum comentário ainda.