3Tendo-se levantado no seulugar, leram no livro da lei de Jeová, seuDeus, umaquartaparte do dia; e, numaoutraquartaparte, fizeramconfissão e adoraram a Jeová, seuDeus.
5 Os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasdisseram: Levantai-vos e bendizei a Jeová, vossoDeus, de eternidade em eternidade; e benditoseja o teunomeglorioso, queestáexaltadoacima de todabênção e louvor!
6 Tu, só tu, és Jeová; tu fizeste o céu, o céudoscéus e todo o seuexército, a terra e tudoquantonela há, o mar e tudoquantonele há e tu os conservas a todos; e o exército do céu te adora.
7 Tu és DeusJeová, queescolheste a Abrão, e o tiraste de Ur doscaldeus, e lhedeste o nome de Abraão;8achaste o seucoraçãofieldiante de ti, e comelefizestealiançaparadares à suasemente a terradoscananeus, dosheteus, dosamorreus, dosferezeus, dosjebuseus e dosgirgaseus, e cumpriste as tuaspalavras, pois és justo.
9Viste a aflição de nossospais no Egito e ouviste o seuclamorjunto ao marVermelho;10 e obrastemilagres e prodígiossobreFaraó, sobretodos os seusservos e sobretodo o povo da suaterra, poissabiasqueeles os trataramcomsoberba; e alcançastepara ti nome, comohoje se vê.
11Dividiste o mardiantedeles, de maneiraquepassaram em secopelomeio do mar, e lançaste os seusperseguidoresnasprofundezas, comoumapedranasgrandeságuas.
13Descestesobre o monteSinai, do céufalastecomeles e deste-lhesjuízosretos e leisverdadeiras, bonsestatutos e mandamentos;14fizeste-lhessaber o teusantosábado e lhesordenastemandamentos e estatutos e umaleiporintermédio de teuservoMoisés;15 do céulhesdestepãoquandotiveramfome, e da penhalhesfizestearrebentarágua, quandotiveramsede, e lhesordenastequeentrassemparapossuírem a terraque, comjuramento, lhestinhasprometidodar.
16Porémeles e nossospais se houveramcomsoberba, endureceram a cerviz e nãoderamouvidosaosteusmandamentos;17recusaramobedecer e não se lembraramdasmaravilhasquefizeste no meiodeles; masendureceram a cerviz e, na suarebeldia, apontaram um capitãocom o fim de voltarempara a suaservidão. Mas tu és um Deusprontoparaperdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência e não os abandonaste.
18Aindamesmoquandotinhamfeitopara si um bezerrofundido, e disseram: Este é o teuDeusque te tirou do Egito, e tinhamcometidograndesprovocações;19todavia, tu, na multidão de tuasmisericórdias, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvemnão se apartoudeles de dia, para os guiarpelocaminho, nem a coluna de fogo de noite, paralhesdarluz e lhesmostrar o caminhoporquehaviam de ir.
24Entraram os filhos e possuíram a terra, e diantedeleshumilhaste os cananeus, habitantes da terra, e lhosentregastenasmãos, juntamentecom os seusreis e os povos da terra, parafazeremdelescomoquisessem.
25Tomaramcidadesfortificadas e umaterrafértil e possuíramcasascheias de todas as coisasboas, cisternascavadas, vinhas e olivais e árvoresfrutíferas em abundância. Comeram, fartaram-se, engordaram e abundaram em delíciaspelatuagrandebondade.
26Nãoobstante, foramdesobedientes e se rebelaramcontra ti; lançaram a tualeiparatrásdassuascostas, mataram os teusprofetas, queprotestaramcontraeles, para os fazeremvoltar a ti e cometeramgrandesprovocações.
27Portanto, os entregastenasmãosdosseusinimigos, que os afligiram. No tempo da suaangústia, quandoclamaram a ti, tu os ouviste do céu; e, segundo a multidãodastuasmisericórdias, lhesdestelibertadores, que os salvaramdasmãosdosseusadversários.
28Mas, depoisquetiveramdescanso, tornaram a fazer o maldiante de ti; portanto, os deixastenasmãosdosseusinimigos, de sortequedominaramsobreeles. Todavia, quandoelesvoltaram e clamaram a ti, tu os ouviste do céu, muitasvezes os livrastesegundo a tuamisericórdia29 e testificastecontraeles, paraque os fizessetornarpara a tualei. Contudo, eles se houveramcomsoberba e nãoderamouvidosaosteusmandamentos, maspecaramcontra os teusjuízos (os quais, se alguém os observar, nelesterávida), retiraram o ombro, endureceram a cerviz e nãoquiseramouvir.
30Todavia, muitosanos os aturaste e contraelestestificastepeloteuEspíritomediante os teusprofetas. Contudo, nãoquiseramdarouvidos; porisso, os entregastenasmãosdospovos de outrasterras.
32Agora, Deusnosso, Deusgrande, poderoso e terrível, queconservasaliança e misericórdia, não te pareça de poucamontatodo o trabalhoquenostemsobrevindo a nós, aosnossosreis, aosnossospríncipes, aosnossossacerdotes, aosnossosprofetas, a nossospais e a todo o teupovo, desde os diasdosreis da Assíriaaté o dia de hoje.
34 Os nossosreis, os nossospríncipes, os nossossacerdotes e nossospaisnãotêmguardado a tualei, nemtêmdadoouvidosaosteusmandamentos e aosteustestemunhos, pelosquaistestificastecontraeles.
35Poiseles, no seureino, e na muitaabundância de bensquelhesdeste, e na terraespaçosa e fértilquelhesentregaste, não te serviram, nem se converteram de suasmásobras.
37Ela dá muitolucroaosreisquepusestesobrenósporcausadosnossospecados. Tambémelesdominamsobrenós e sobre o nossogado, comobemlhesapraz, e nósestamos em grandeangústia.
Nenhum comentário ainda.