1Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seusdiscípulos;2 e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:3Bem-aventurados os pobres de espírito, porquedeles é o Reinodoscéus;4bem-aventurados os quechoram, porqueelesserãoconsolados;5bem-aventurados os mansos, porqueelesherdarão a terra;6bem-aventurados os quetêmfome e sede de justiça, porqueelesserãofartos;7bem-aventurados os misericordiosos, porqueelesalcançarãomisericórdia;8bem-aventurados os limpos de coração, porqueelesverão a Deus;9bem-aventurados os pacificadores, porqueelesserãochamadosfilhos de Deus;10bem-aventurados os quesofremperseguiçãoporcausa da justiça, porquedeles é o Reinodoscéus;11bem-aventuradossoisvósquandovosinjuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disseremtodo o malcontravós, porminhacausa.
14Vóssois a luz do mundo; não se podeesconderumacidadeedificadasobre um monte;15nem se acende a candeia e se colocadebaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todosqueestão na casa.
19Qualquer, pois, queviolar um destesmenoresmandamentos e assimensinaraoshomensseráchamado o menor no Reinodoscéus; aquele, porém, que os cumprir e ensinarseráchamadogrande no Reinodoscéus.
22 Eu, porém, vosdigoquequalquerque, semmotivo, se encolerizarcontraseuirmãoseráréu de juízo, e qualquerquechamar a seuirmão de racaseráréu do Sinédrio; e qualquerquelhechamar de loucoseráréu do fogo do inferno.
23Portanto, se trouxeres a tuaoferta ao altar e aí te lembrares de queteuirmãotemalgumacoisacontra ti,24deixaalidiante do altar a tuaoferta, e vaireconciliar-te primeirocomteuirmão, e depoisvem, e apresenta a tuaoferta.
25Concilia-te depressacom o teuadversário, enquantoestás no caminhocomele, paraquenãoaconteçaque o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
29Portanto, se o teuolhodireito te escandalizar, arranca-o e atira-o paralonge de ti, pois te é melhorque se perca um dosteusmembros do quetodo o teucorposejalançado no inferno.
30 E, se a tuamãodireita te escandalizar, corta-a e atira-a paralonge de ti, porque te é melhorque um dosteusmembros se perca do quetodo o teucorposejalançado no inferno.
32 Eu, porém, vosdigoquequalquerquerepudiarsuamulher, a nãoserporcausa de prostituição, fazqueelacometaadultério; e qualquerquecasarcom a repudiadacometeadultério.
34 Eu, porém, vosdigoque, de maneiranenhuma, jureisnempelocéu, porque é o trono de Deus,35nempelaterra, porque é o escabelo de seuspés, nemporJerusalém, porque é a cidade do grandeRei,36nemjuraráspelatuacabeça, porquenãopodestornar um cabelobranco ou preto.
39 Eu, porém, vosdigoquenãoresistais ao mal; mas, se qualquer te bater na facedireita, oferece-lhetambém a outra;40 e ao quequiserpleitearcontigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhetambém a capa;41 e, se qualquer te obrigar a caminharumamilha, vaicomeleduas.
44 Eu, porém, vosdigo: Amai a vossosinimigos, bendizei os quevosmaldizem, fazeibemaosquevosodeiam e oraipelosquevosmaltratam e vosperseguem,45paraquesejaisfilhos do Paiqueestánoscéus; porquefazque o seusol se levantesobremaus e bons e a chuvadesçasobrejustos e injustos.
Nenhum comentário ainda.