1Quandoviu as multidões, Jesussubiu ao monte; havendo se sentado, seusdiscípulos se aproximaram,2 e elecomeçou a ensinar-lhes, dizendo:3Bem-aventurados os pobres em espírito, poisdeles é o reino do céu.
14Vóssois a luz do mundo. Não se podeesconderumacidadesituadasobre um monte;15nem os queacendemumacandeia a colocamdebaixo de um cesto, mas no velador, e assimilumina a todosqueestão na casa.
19Quem, portanto, desobedecer a um dessesmandamentos, pormenorqueseja, e assimensinaraoshomens, seráchamado o menor no reino do céu; aquele, porém, que os cumprir e ensinarseráchamadogrande no reino do céu.
22 Eu, porém, vosdigoquetodoaqueleque se irarcontraseuirmãoserápassível de julgamento; quem o chamar de insensato, seráréudiante do tribunal; e quem o chamar de tolo, seráréu do fogo do inferno.
23Portanto, quandoapresentarestuaoferta no altar, se ali te lembrares de queteuirmãotemalgumacoisacontra ti,24deixadiante do altar a oferta e vaiprimeiroreconciliar-te comteuirmão; depoisvemapresentar a oferta.
25Entralogo em acordocom o teuadversário, enquantoestáscomele a caminho do tribunal; paraqueelenão te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejaslançado na prisão.
32 Eu, porém, vosdigoquetodoaqueleque se divorciar de suamulher, a nãoserporcausa de infidelidade, torna-a adúltera; e quem se casacom a divorciadacometeadultério.
34 Eu, porém, vosdigo: De maneiranenhumajureis; nempelocéu, porque é o trono de Deus;35nempelaterra, porque é o estrado de seuspés; nemporJerusalém, porque é a cidade do grandeRei;36nemjurespelatuacabeça, porquenãopodestornarbranconempreto um só fio de cabelo.
39 Eu, porém, vosdigo: Nãoresistais ao homemmau; mas a qualquerque te bater na facedireita, oferece-lhetambém a outra;40 e ao quequiserlevar-te ao tribunal, e tirar-te a túnica, deixaquelevetambém a capa;41 e, se alguém te obrigar a caminharmilpassos, vaicomeledoismil.
44 Eu, porém, vosdigo: Amai os vossosinimigos e oraipelosquevosperseguem;45paraquevostorneisfilhos do vossoPaiqueestá no céu; porqueelefaznascer o solsobremaus e bons e fazchoversobrejustos e injustos.
Nenhum comentário ainda.