1 E vendo as multidões, elesubiu a um monte; e quandoeleestavasentado, aproximaram- se dele os seusdiscípulos;2 e eleabrindo a suaboca, ensinava-os, dizendo:3Abençoadossão os pobrespeloespírito, porquedeles é o reino do céu;4abençoadossão os quechoram, porqueelesserãoconsolados;5abençoadossão os mansos, porqueelesherdarão a terra;6abençoadossão os quetêmfome e sede de justiça, porqueelesserãosaciados;7abençoadossão os misericordiosos, porqueelesobterãomisericórdia;8abençoadossão os puros de coração, porqueelesverão a Deus;9abençoadossão os pacificadores, porqueelesserãochamadosfilhos de Deus;10abençoadossão os perseguidosporcausa da justiça, porquedeles é o reino do céu;11abençoadossoisvós, quandohomensvosinsultarem e vosperseguirem, e falsamentedisseremtodaespécie de malcontravós, porminhacausa.
14Vóssois a luz do mundo; não se podeesconderumacidadefirmadasobre um monte;15nem se acende a candeia e se colocadebaixo do alqueire, massobre um castiçal, e dá luz a todosqueestão na casa.
19Portanto, qualquerquequebrar um destesmínimosmandamentos, e assimensinaraoshomens, seráchamado o menor no reino do céu; aquele, porém, que os praticar e ensinar, seráchamadogrande no reino do céu.
22 Eu, porém, vosdigo: Quemquerque, semmotivo, se irarcontraseuirmão, estarásujeito a julgamento; e qualquerquedisser a seuirmão: Raca!, estarásujeito ao concílio, e qualquerquelhedisser: És tolo!, estarásujeito ao fogo do inferno.
23Portanto, se trouxeres a tuaoferta ao altar, e ali te lembrares de queteuirmãotemalgumacoisacontra ti,24deixaalidiante do altar a tuaoferta, e vai no teucaminho, reconciliar-te primeirocom o teuirmão, e entãovem, e oferece a tuaoferta.
25Entra em acordorapidamentecom o teuadversário, enquanto tu estás no caminhocomele, paraquenãoaconteçaque o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e tu sejaslançado na prisão.
27Ouvistes o quefoidito em temposantigos: Nãocometerásadultério;28mas, eu vosdigoquequalquerqueolharparaumamulher e cobiçá-la, cometeuadultériocomela em seucoração.
29 E, se o teuolhodireito te ofender, arranca- o e lança-o paralonge de ti; pois é melhorperderes um dosteusmembros, do quesejatodo o teucorpolançado no inferno.
30 E, se a tuamãodireita te ofender, corta- a, e lança-a paralonge de ti, porque é preferívelpara ti perderes um dosteusmembros, do quesertodo o teucorpolançado no inferno.
32 Eu, porém, vosdigoquetodoaquelequerepudiar a suaesposa, a nãoserporcausa de fornicação, a fazcometeradultério, e qualquerquecasarcom a divorciadacometeadultério.
34 Eu, porém, vosdigo: Nãojureis de modoalgum; nempelocéu, porque é o trono de Deus;35nempelaterra, porque é o escabelo de seuspés; nemporJerusalém, porque é a cidade do grandeRei;36nemjuraráspelatuacabeça, porquenãopodestornar um cabelobranco ou preto.
39 Eu, porém, vosdigoquenãoresistais ao mal; mas, se qualquer te bater na facedireita, oferece-lhetambém a outra;40 e, se algumhomem te processar na lei, e tomar a tuatúnica, permite-lhelevartambém a tuacapa;41 e, quemquerque te obrigar a caminharumamilha, vaicomeleduas.
44 Eu, porém, vosdigo: Amai os vossosinimigos, abençoai os quevosamaldiçoam, fazei o bemaosquevosodeiam, e oraipelosquevostratamcommaldade, e vosperseguem;45paraquepossasserfilhos do vossoPaiqueestánoscéus; porqueelefazque o seusol se levantesobremaus e bons, e fazchoversobrejustos e injustos.
Nenhum comentário ainda.